Até 26 de novembro os melhores atletas sobre patins estarão na cidade para o 56º Campeonato Mundial de Patinação Artística, que pela primeira vez ocorre no Brasil

" /> Até 26 de novembro os melhores atletas sobre patins estarão na cidade para o 56º Campeonato Mundial de Patinação Artística, que pela primeira vez ocorre no Brasil

">

16/11/2011 às 01:17

Capital da patinação

Até 26 de novembro os melhores atletas sobre patins estarão na cidade para o 56º Campeonato Mundial de Patinação Artística, que pela primeira vez ocorre no Brasil

Por


. Mary Leal

Dalila Góes, da Agência Brasília

De hoje (15/11) até o dia 26 de novembro, Brasília recebe no Ginásio Nelson os melhores patinadores do mundo. Aberto oficialmente na noite desta terça-feira, o 56º Campeonato Mundial de Patinação Artística ocorre pela primeira vez no Brasil e tem a participação de mais de 1,2 mil atletas de 40 delegações. Na primeira etapa do campeonato, que vai até sexta-feira (18/11), apresentam-se os jovens da categoria júnior, com até 19 anos. Já a partir de sábado (19/11), é a vez dos atletas sênior, com idade a partir de 20 anos.

Para James Pollard, presidente do Comitê Internacional de Patinação (CIPA), a escolha de Brasília vem da tradição da cidade no esporte e também da mobilização da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), que apresentou em 2009 a candidatura da cidade à sede dos jogos mundiais. “Como não é um esporte olímpico, este é o mais importante campeonato da categoria. Também é bastante gratificante ver o interesse do governo do Distrito Federal em outras modalidades esportivas. Todos estes jovens e suas famílias agradecem”, elogiou o dirigente.

Com 97 competidores em modalidades como livre individual, free dance e grupos de show, o Brasil é forte candidato ao pódio. Alexandre Almeida, presidente da CBHP, destaca que entre as principais qualidades dos atletas brasileiros está a força de vontade em um esporte que, por enquanto, não é muito popular.

Entre os principais atletas que a torcida brasiliense poderá ver de perto estão o tricampeão pan-americano Marcel Stürmer — atualmente o terceiro melhor do mundo —, a medalhista de bronze no Pan de Guadalajara, Talitha Hass, o campeão mundial Gustavo Casado e o campeão sul-americano Carlos Radtke. De Brasília, o destaque é Tathiana Resende, bronze no Campeonato Brasileiro de 2011, em São Paulo; bronze na modalidade livre e ouro em figuras obrigatórias, no Interseleções de 2011, no Rio Grande do Sul.

Além do Brasil, participam do campeonato atletas da Argentina, Alemanha, Áustria, Chile, Colômbia, Equador, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Itália, México, Nova Zelândia, Paraguai, Portugal, Reino Unido, República Popular da China, República Dominicana, Suíça, Taipei Chinês, Uruguai e Venezuela.

SERVIÇO:

56º Mundial de Patinação Artística

Até 26 de novembro, sempre às 14h, no Ginásio Nilson Nelson.