Congressos Brasileiro e Internacional reúnem gestores para aperfeiçoar execução de projetos na área do esporte

" /> Congressos Brasileiro e Internacional reúnem gestores para aperfeiçoar execução de projetos na área do esporte

">

16/11/2011 às 20:26

Gestão do Esporte

Congressos Brasileiro e Internacional reúnem gestores para aperfeiçoar execução de projetos na área do esporte

Por


. Pedro Ventura

Suzano Almeida, da Agência Brasília

De hoje (16/11) a sexta-feira (18/11), Brasília será sede do 1º Congresso Internacional e do 4º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte, que terão como tema Gestão Profissional do Esporte, Qualificação Profissional e Copa do Mundo de 2014. Os eventos, que ocorrem simultaneamente no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reunirão cerca de 500 participantes e contarão com debates e palestras para o aperfeiçoamento da gestão esportiva no Brasil e a criação de legados para a população.

O secretário de Esporte do Distrito Federal, Célio René, afirmou que os congressos são muito representativos para a cidade. “Brasília está se preparando para a década do esporte”, destacou, referindo-se aos grandes eventos esportivos que passarão pela cidade nos próximos anos, como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014, a Copa América de 2015 e as Olimpíadas de 2016. “Promover eventos como estes é importante para que haja um legado para a cidade após as grandes competições esportivas. Para que isso ocorra, dependemos de pessoas capacitadas”, declarou o secretário.

Segundo o professor Paulo Henrique Azevedo, da Universidade de Brasília (UnB), idealizador e organizador dos congressos, o Brasil deixa de receber investimentos por falta de gestores que organizem eventos de impacto, como, por exemplo, a Copa do Mundo. “A maior parte dos grandes investidores têm medo de empregar seu dinheiro sem que haja um gestor qualificado”, explicou.

Paulo Henrique Azevedo destaca que uma gestão de qualidade reduz gastos indevidos como, por exemplo, a compra de equipamentos de baixa qualidade e diminui a possibilidade de corrupção nas ações públicas. “Somente a qualificação na gestão já reduz e muito a possibilidade de superfaturamento e corrupção nas obras. Isso sem que se criem mecanismos específicos para o combate à corrupção”, observou. 

Presente à abertura, o reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Júnior, enfatizou a importância da realização de eventos como os congressos internacional e brasileiro sobre gestão esportiva. “Não adianta apenas captar e promover eventos, já que eles não se realizam plenamente se não houver qualificação. É essencial que haja um investimento frequente em gestão”, afirmou.  

Segundo Souza Júnior, a UnB realizará pesquisas para o desenvolvimento da área de gestão esportiva. O reitor informa ainda que, a partir do próximo semestre, a universidade passará a fornecer bolsas para atletas da instituição. O valor ainda não foi definido, mas estima-se que pelo menos cem alunos da universidade, que disputam torneios de alto desempenho, sejam contemplados.
 

Palestrantes
 

Entre os convidados para as palestras estão Gustavo Pires, professor da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal); Michel Raspaud, professor da Université Joseph Fourrier (França); Lamartine Pereira DaCosta, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Antônio Carlos Gomes, consultor do Comitê Olímpico Brasileiro; Antonio Carlos Bramante, consultor do Sesi; Martinho Neves Miranda, membro da Comissão de Direito Esportivo da OAB-RJ; e Luiz Carlos Marcolino, gerente Nacional do Sesi.
 

Serviço:
 

Gestão do Esporte – 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte
 

Tema: “Gestão Profissional do Esporte, Qualificação Profissional e Copa do Mundo de 2014”
 

Data e horário: 16 a 18 de novembro de 2011, das 8h às 19h
 

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
 

O evento é aberto a todos os interessados, que devem se credenciar na entrada. Vagas limitadas à ocupação do local.