No próximo sábado (19/11), a Esplanada dos Ministérios será palco de uma grande festa cívica

" /> No próximo sábado (19/11), a Esplanada dos Ministérios será palco de uma grande festa cívica

">

17/11/2011 às 18:32, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Programação especial no Dia da Bandeira

No próximo sábado (19/11), a Esplanada dos Ministérios será palco de uma grande festa cívica

Por

Secretaria de Turismo

No próximo sábado (19/11), a Esplanada dos Ministérios será palco de uma grande festa cívica em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional. As atividades começarão a partir das 10h, com momentos recreativos promovidos pelo Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) e voltados à toda a família. Ao meio dia, haverá o hasteamento da bandeira em frente à rampa do Congresso Nacional, seguido pelo Hino Nacional. O encerramento das homenagens ficará por conta da apresentação da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro. O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, das Forças Armadas, do Sesc-DF, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e do Governo Federal.
 
No dia 19 de Novembro, quatro dias após a Proclamação da República, o Brasil ganhou a primeira bandeira oficial.  Após adotar vários modelos informais, o atual símbolo do país foi instituído por meio de decreto-lei, bem como suas cores e forma. Alguns historiadores alegam que cada coloração homenageia simbolicamente as famílias reais das quais descende D.Pedro I. A versão oficial, no entanto, é de que o verde representa as florestas, o amarelo, os minérios, o azul, o céu, e o branco, a paz.
 
A maior Bandeira Nacional, com 280 metros quadrados de área, está na Praça dos Três Poderes. Ela está hasteada a cem metros do solo e é trocada todo primeiro domingo do mês em cerimônia pública.