Após 30 anos, centro de saúde é reformado e entregue à população com nova estrutura

" /> Após 30 anos, centro de saúde é reformado e entregue à população com nova estrutura

">

18/11/2011 às 20:21

GDF reinaugura C.S. 2 de Ceilândia

Após 30 anos, centro de saúde é reformado e entregue à população com nova estrutura

Por


. Pedro Ventura

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde, reinaugurou, na manhã desta sexta-feira (18/11), o Centro de Saúde nº 2 de Ceilândia. Pela primeira vez desde que foi inaugurado, há 30 anos, o centro recebeu reparos em sua estrutura. Foram investidos cerca de R$ 900 mil em diversas obras, como reforma do piso, das estruturas hidráulica e elétrica, de partes do esgoto e das redes de processamento de dados e áudio. O reservatório de água foi trocado por um de PVC, substituindo o de amianto, e novas rampas foram construídas para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais.
 
“Estamos devolvendo um Centro de Saúde em condições dignas de trabalho para nossos funcionários e com um atendimento mais humanizado para a nossa população”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. “Esta reforma faz parte da estratégia do governo, iniciada em janeiro, para reconstruir a saúde do Distrito Federal. Desde então, já foram mais de 20 centros de saúde reformados”, completou.
 
Segundo o secretário, apenas em Ceilândia já foram reformados e entregues um hospital e dois centros de saúde. “Já concluímos as ampliações do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), do Centro de Saúde nº 7 e do Centro nº2, entregue hoje. Na próxima semana, entregaremos o Centro nº 6, do Setor P Sul”, informou Rafael Barbosa.
 
Morador de Ceilândia, o deputado distrital Chico Vigilante destacou a difícil situação que a rede pública de saúde da cidade passou e exaltou as melhorias que vêm sendo feitas pelo atual governo. “A caravana do governador Agnelo Queiroz vai continuar passando e recuperando não só a saúde, mas a segurança e a educação em todo o Distrito Federal”, afirmou.
 
A diretora do Centro de Saúde nº 2 de Ceilândia, Marciene Queiroz Seixas, agradeceu, em nome da população, a Secretaria de Saúde pela reforma. “Durante muito tempo, passamos por diversas dificuldades aqui no centro. Essas obras mostram a importância da saúde primária para o atual governo”, destacou.
 
Entre as especialidades disponíveis no Centro de Saúde nº 2 estão: clínica médica, pediatria, odontologia, nutrição, serviço social e ginecologia. Além disso, são oferecidos programas de tratamento e prevenção a tuberculose, hanseníase, diabetes e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
 
Farmácia de alto custo
 
Durante a reinauguração do Centro de Saúde nº 2, Rafael Barbosa anunciou que será construída na cidade uma nova farmácia de alto custo, para que os usuários que moram em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia não tenham de se deslocar até o Plano Piloto. O objetivo é descentralizar o serviço.
 
“Para enfrentar um dos nossos grandes desafios, que é o caos diário na Farmácia de Alto Custo, localizada na Estação 102 Sul do metrô, estabelecemos um cronograma de descentralização e estamos trazendo aqui para a Ceilândia uma unidade da farmácia. As obras já foram iniciadas e, até dezembro, deveremos entregar a unidade”, afirmou o secretário.
 
Unidades básicas de Saúde
 
Rafael Barbosa informou ainda que serão construídas 42 novas unidades básicas de saúde até o final de 2014. Elas abrigarão as equipes do programa Saúde da Família, que hoje estão em casas alugadas ou improvisadas.
 
“Como contratamos um volume grande de profissionais do programa, licitamos 13 unidades, que já estão em obras. As três primeiras serão inauguradas agora em dezembro: duas em Samambaia e uma no Areal”, disse o secretário de Saúde. “Esta será uma marca deste governo: a mudança do modelo assistencial, com foco no fortalecimento da atenção primária”, completou.
 
Também estiveram presentes à cerimônia a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio; o subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Saúde, José Novaes Falcão; o assessor Especial da Secretaria de Saúde, Delmo Menezes; o administrador de Ceilândia, Aridelson Sebastião de Almeida; e o diretor regional do HRC Valem Madson da Silva, entre outras autoridades e lideranças comunitárias.