Disputa reuniu crianças, adolescentes e idosos em uma competição de conhecimento de palavras

" /> Disputa reuniu crianças, adolescentes e idosos em uma competição de conhecimento de palavras

">

18/11/2011 às 19:38

Gincana Soletra Sedest

Disputa reuniu crianças, adolescentes e idosos em uma competição de conhecimento de palavras

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

Foi realizada nessa quinta-feira (17/11), na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, a última etapa da Gincana Soletra Sedest, promovida pela Coordenação de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Transferência de Renda (Sedest). A competição é voltada a crianças, adolescentes e idosos de famílias em situação de vulnerabilidade social e risco de todo o Distrito Federal que são acompanhadas pelas unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Coses).
 
A secretária de Desenvolvimento e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, destacou a importância da gincana, que reuniu, desde a primeira fase classificatória, cerca de 800 participantes de todo o Distrito Federal. “Este evento permite que as crianças e jovens entendam a importância de estudar, de saber e de ter conhecimento”, afirmou. “Desde o início, eles estão se esmerando para não errar e soletrar as palavras de maneira correta”, observou Arlete Sampaio.
 
Para a etapa final, foram classificados 30 finalistas, divididos em seis categorias: pré-pré-mirim (06 a 07 anos), pré-mirim (08 anos), mirim (09 a 12 anos), pré-juvenil (13 e 14 anos), juvenil (15 a 17 anos) e master (acima de 60 anos). Confira no fim da matéria os vencedores de cada categoria.
 
O projeto é uma iniciativa do Diretório de Convivência e Fortalecimento de Vinculo Familiar, da Subsecretaria de Assistência Social, e contou com a colaboração de educadores de linguagem. Segundo a idealizadora do projeto, Patrícia Copp, o objetivo do Soletra Sedest é aprimorar a comunicação e a organização de pensamentos dos participantes. Ela explicou que o enfoque não era a parte escolar, mas sim a linguagem e estreitamento dos vínculos familiares.
 
Segundo Patrícia Copp, a criação da gincana e o incentivo à participação das famílias produziram resultados, como o retorno de idosos aos estudos. “Nós tivemos relatos de crianças que foram ajudados pelos pais e de idosos que eram ajudados por netos. Muitos retornaram aos estudos para participar da gincana”, conta.
 
No início do ano, foram distribuídos quites com material ilustrativo, para que os participantes fossem se familiarizando com os vocábulos que serviram como base para a disputa. Cada educador de linguagem usou uma técnica para mobilizar as crianças, adolescentes e idosos, como contar história e realizar peças. Com a proximidade da competição, foram entregues aos participantes um banco de palavras, para que todos pudessem competir em pé de igualdade.
 
Com o sucesso da gincana, a Sedest já estuda a realização de mais uma edição no próximo ano. O evento deverá ser promovido no segundo semestre de 2012, mas ainda sem data definida.
 
Vencedores da 1ª Gincana Soletra Sedest
 
Pré-pré-mirim: Juliana Aparecida Borba – Riacho Fundo I
 
Pré-mirim: Dominique Oliveira de Ornelas – Recanto das Emas
 
Mirim: Breno de Oliveira – Núcleo bandeirante
 
Pré Juvenil: Carolaine Silva – Recanto das Emas
 
Juvenil: Linidelly Rocha Mendes – Candangolândia
 
Master: Josefa Bezerra de Almeida – Ceilândia Norte