18/11/2011 às 20:36

Homenagem aos contribuintes

Governador participou da 15ª edição do Prêmio Maiores do DF, que homenageou as empresas com maior arrecadação de ICMS e ISS da região

Por


. Minervino Júnior/Jornal de Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou, na noite desta quinta-feira (17/11), da 15ª edição do Prêmio Maiores do DF, realizado pelo Jornal de Brasília em parceria com a Secretaria de Fazenda do DF. O evento, que ocorreu no Unique Palace, premiou as empresas com maior arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços (ISS) da região.

“Parabenizo todos os participantes e homenageados, aqueles que acreditam e investem na capital do país. Temos que valorizar as empresas que dão sustentação ao DF, geram emprego e renda e ajudam no desenvolvimento econômico”, afirmou o governador Agnelo Queiroz. “É por meio do recolhimento desses impostos que o governo consegue investir na área social. Sem isso, não poderíamos atacar problemas centrais nas áreas de saúde pública, transporte e educação, por exemplo”, destacou.

Agnelo Queiroz ressaltou o retorno que a cidade e os empresários terão com os megaeventos esportivos internacionais que serão sediados em Brasília nos próximos anos. “Nossa capital tem um calendário para o seu desenvolvimento, que inclui as Copa das Confederações, do Mundo e América, os Jogos Olímpicos e as Olimpíadas Escolares Mundiais. Além disso, ainda estamos na disputa para sediar os Jogos Mundiais Universitários”, afirmou. “Temos a grande missão de aproveitar essa oportunidade. O Brasil será, em breve, a sexta economia do mundo. E, nos próximos anos, a quinta. Temos que projetar nossa cidade em âmbito internacional”, acrescentou.

O governador destacou ainda investimentos que Brasília receberá com a vinda dos megaeventos esportivos. “Teremos um investimento em mobilidade urbana, por exemplo, que talvez não tivéssemos em 20 anos. O aeroporto irá quase dobrar a capacidade, a rede hoteleira terá forte expansão e estamos construindo uma arena multiuso, que busca o selo máximo de sustentabilidade. E é apenas o começo. Tudo isso significa mais emprego, mais renda e mais possibilidades para os moradores e para a cidade”, concluiu Agnelo Queiroz.

O diretor do Jornal de Brasília, Lourenço Peixoto, enfatizou a importância dos tributos pagos pelas empresas do DF. “Se não fossem eles, o serviço público estaria comprometido. Sabemos que são os impostos que garantem infraestrutura ao país, água, energia e saneamento básico, serviços dos quais dependem milhões de cidadãos brasileiros”, afirmou. “Pagar tributos é a garantia de que tudo que se produz ou todo serviço que se presta atende não somente ao cliente ou à própria empresa, mas à sociedade como um todo”, acrescentou.

Trabalho, desenvolvimento e futuro

Ontem, além de prestigiar os maiores recolhedores de ICMS e ISS do Distrito Federal, Agnelo Queiroz esteve presente, durante a manhã, em uma reunião com o setor produtivo na sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra). Durante o evento, diversos empresários e líderes setoriais assinaram o documento Trabalho, desenvolvimento e futuro, que reforça o papel do GDF e salienta que o “clima de denuncismo” instalado na capital compromete “de forma insanável a atração de investimentos e a geração de emprego e renda”.