Objetivo do seminário é promover debate sobre desenvolvimento econômico e meio ambiente no Distrito Federal

" /> Objetivo do seminário é promover debate sobre desenvolvimento econômico e meio ambiente no Distrito Federal

">

18/11/2011 às 19:37, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Seminário Economia Verde

Objetivo do seminário é promover debate sobre desenvolvimento econômico e meio ambiente no Distrito Federal

Por

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

As Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) realizam nos dias 22 e 23 de novembro o Seminário Economia Verde no Distrito Federal. O evento ocorrerá no auditório da Fundação Universa. O objetivo do seminário é promover o debate sobre o desenvolvimento econômico do Distrito Federal, analisando perspectivas e definindo vocações para que o econômico e o ambiental possam ser parâmetros complementares na definição da nova política de desenvolvimento que está sendo elaborada pelo governo do Distrito Federal.

 Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Brandão, a proposta do seminário é fomentar práticas mais sustentáveis à economia do DF. “A Semarh, como órgão responsável pelas políticas ambientais e pela disseminação da consciência ambiental entre as diversas áreas do governo, tem a obrigação de fomentar práticas mais saudáveis dentro da área econômica. Serviremos como um orientador na escolha, por exemplo, das empresas ou micro-empresas que receberão o incentivo da Secretaria de Desenvolvimento Social. A reutilização de água em um salão de beleza, por exemplo, ou a opção de um comércio que seja mais responsável com seus resíduos sólidos ou até o uso de materiais recicláveis são práticas sustentáveis  que fomentaremos e que daremos o maior incentivo possível”, explica Brandão.

 Ele ressalta ainda que o DF recicla ou reaproveita muito pouco de seus resíduos e afirma que esta realidade está perto do fim. “Até 2014 seremos a cidade que mais recicla em todo o país”, finaliza. 

 A abertura será realizada pelos titulares das duas pastas, os secretários Abdon Araújo, do Desenvolvimento Econômico, e Eduardo Brandão, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A palestra de abertura, intitulada Perspectivas da Economia Verde no Contexto das Mudanças Climáticas, será proferida pelo Secretário Nacional de Mudanças Climáticas e Gestor do Fundo de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Assad.

 O formato do seminário prevê a realização, na parte da tarde do primeiro dia, de quatro painéis simultâneos. Cada participante deverá optar por uma das alternativas apresentadas, a saber: 1. Resíduos Sólidos; 2. Sustentabilidade na Construção Civil; 3. Da Produção ao Consumo Sustentável; e 4. Economia de Baixo Carbono. Os trabalhos serão encerrados com a discussão geral dos trabalhos produzidos nos quatro painéis, com apresentação de sínteses sobre cada temática e intervenção dos secretários Abdon Araújo e Eduardo Brandão.

 O segundo dia do evento será dedicado à constituição de um Grupo de Trabalho Institucional que terá por objetivo analisar as propostas desenvolvidas e traçar metas de ações para a criação de negócios ligados ao tema Economia Verde.