Árvores frutíferas se espalham por todo o Distrito Federal e animam a população que colhe de graça gostosuras como mangas, jacas e goiabas

" /> Árvores frutíferas se espalham por todo o Distrito Federal e animam a população que colhe de graça gostosuras como mangas, jacas e goiabas

">

19/11/2011 às 00:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

É tempo de frutas

Árvores frutíferas se espalham por todo o Distrito Federal e animam a população que colhe de graça gostosuras como mangas, jacas e goiabas

Por


. Brito

Dalila Góes, da Agência Brasília

Um passeio a pé pela quadra e pronto: a feira de frutas do fim de semana está na árvore mais próxima. São mangas, amoras, goiabas, pitangas, abacates, goiabas e jacas que fazem parte das mais de vinte espécies frutíferas que estão em praticamente todas as vias, parques e canteiros do Distrito Federal. As árvores são plantadas desde o início da construção de Brasília pelo Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (DPJ-Novacap) para embelezar a cidade, atrair mais pássaros e – por que não? – alimentar a população.

Apesar de não serem típicas do Cerrado, as mangas são as campeãs na preferência popular. Encontradas em praticamente toda a região, de novembro até fevereiro estão no auge da doçura, com pés cheios de frutas prontas para o consumo. O professor Iran da Mata aproveita o período para abastecer a sacola, levar as mangas para casa e até distribuir para os amigos. O principal ponto de colheita dele é o Parque da Cidade, onde, aliás, está a maior concentração de árvores frutíferas do DF. Além das mangueiras, o Parque tem pés de pitanga, jenipapo, buriti, amora, jaca e acerola, entre outras.

O curioso é que perto ou debaixo de algumas árvores estão bambus ou cabos gigantes com o único propósito de pegar as frutas que estão nos galhos mais altos. Quem colheu por último deixa o gancho para a próxima pessoa. Mas é justamente aí que está a queixa de Maria Rosa Crisóstemo. “O povo derruba vinte mangas verdes para uma manga madura. E em vez de levar tudo para casa, simplesmente deixa as frutas pelo chão apodrecendo”, reclama. “Tem que tirar com cuidado. O que foi derrubado e não aproveitado pode se transformar em um doce bem gostoso”, ensina.

Mas o que está à mão, claro, é bem mais gostoso. Pergunte aos filhos da manicure Kátia Aparecida Gomes Werneck qual foi o melhor momento da “visita” ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). “Colher amoras!”, a resposta vem em uníssono. No caminho do hospital até a Rodoviária do Plano Piloto, a garotada enche o bolso e suja as mãos com frutinhas que, às vezes, nem estão maduras. “Mas quem disse que criança se lembra disso? Às vezes, os pés estão tão cheios que até eu ajudo. Dá até para esquecer que estamos na capital, em uma cidade grande”, pondera.

Levar as frutas para casa é permitido, todo mundo pode, elas estão lá para isso. Agora plantar em via pública é outra história. Raimundo Cordeiro, chefe da Divisão de Implantação de Áreas Verdes (DPJ), lembra que plantar árvores frutíferas é ter na vegetação a presença de pássaros como sabiás, bem-te-vis, rolinhas e até beija-flores. Mas também é ter a companhia de morcegos e daqueles mosquitos bem chatinhos, que adoram “passear nos olhos” e picar as canelas alheias. Por isso, a Novacap tem o cuidado de não plantar muito próximo aos blocos residenciais e casas. Outro cuidado é o paisagismo, a beleza da cidade. “A população está bem intencionada, mas o plantio errado deixa a cidade feia e pode causar alguns transtornos como o aparecimento de animais indesejados”, alerta.

Para tirar suas dúvidas ligue no 3403-2300.

CONFIRA AS ESPÉCIES PLANTADAS PELA NOVACAP
 
NATIVAS DO CERRADO

ESPÉCIE

FRUTÍFICAÇÃO

Ingá-mirim

Setembro / Novembro

Ingá-colar

Setembro / Outubro

Jenipapo

Novembro / Janeiro

Araça-do-cerrado

Novembro / Dezembro

Jatobá-do-cerrado

Julho / Setembro

Jatobá-da-mata

Julho / Setembro

Cagaita

Setembro / Outubro

Baru

Agosto / Outubro

Bacupari

Outubro / Janeiro

Pequi

Novembro / Fevereiro

Palmeira buriti

Junho / outubro

ESPÉCIES NÃO PERTENCENTES AO CERRADO 

ESPÉCIE

FRUTÍFICAÇÃO

Amora

Janeiro / Março

Nêspera (ameixa amarela)

Agosto / Setembro

Jambolão

Janeiro / Fevereiro

Juazeiro

Junho / Julho

Mangueira

Novembro / Fevereiro

Uva-do-Pará

Outubro / Dezembro

Abacateiro

Janeiro / Agosto

Pitangueira

Outubro / Janeiro

Jambo rosa

Janeiro / Fevereiro

Jambo vermelho

Janeiro / Março

Jaqueira

Janeiro / Março

Caju

Agosto / Setembro

Tamarindo

Janeiro / Março

Cajá manga

Abril / Janeiro

 Para plantar, consulte a Novacap no telefone 3403-2300.