Justiça confirma política do GDF para tratamento da hemofilia

" /> Justiça confirma política do GDF para tratamento da hemofilia

">

19/11/2011 às 00:08

Tratamento dos hemofílicos

Justiça confirma política do GDF para tratamento da hemofilia

Por

Secretaria de Comunicação

O Governo do Distrito Federal conquistou mais uma vitória na área da saúde pública.  A Justiça atestou a validade do Protocolo para o Tratamento dos Hemofílicos Adultos e Crianças no Distrito Federal, questionado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O protocolo contempla orientações para acompanhamento dos pacientes, profilaxias primária e secundária e diretrizes para utilização dos concentrados de fatores da coagulação.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) considerou válido e vigente o protocolo que regula o tratamento de hemofílicos no DF. O juiz de direito substituto Paulo Cezar Duran entendeu que o DF “elaborou o protocolo exigido por lei, sendo inovador, como a primeira tentativa oficial de se regulamentar as políticas públicas de tratamento, compras e dispensação de medicamentos a pacientes com coagulopatias”.

O juiz ressaltou que o DF seguiu as principais orientações do Manual do Ministério da Saúde na elaboração do protocolo questionado pelo MPDFT. “O protocolo foi elaborado por médicos especialistas da Secretaria de Saúde (SES/DF) e Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), tomando-se o cuidado de disponibilizar consulta pública no site da SES/DF pelo período de um mês, de 21 de abril a 20 de maio.”

Sobre outro ponto questionado pelo MPDFT, “a efetividade do atendimento dos pacientes”, o juiz declarou: “O Distrito Federal promove o meio termo entre a individualização do tratamento e o estabelecimento do limite etário”. O que, segundo o juiz, é o ideal a ser praticado.

Procedimentos

O Protocolo prevê que o atendimento de pacientes com Coagulopatia Hereditária deve ser realizado em Serviço(s) de Hematologia/Hemoterapia Públicos no DF, de forma hierarquizada, por equipe multidisciplinar composta por hematologista/hemoterapeuta, ortopedista/fisiatra, enfermeiro, cirurgião-dentista, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.

Os pacientes com suspeita de hemofilia devem ser submetidos a exames específicos na rede hospitalar ou de laboratórios do DF. Em caso de alteração, os pacientes devem ser encaminhados à Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) para coleta do sangue e realização dos exames necessários para a confirmação do diagnóstico. Persistindo a suspeita clínica, o paciente deverá ser submetido a outros exames específicos. Com a confirmação laboratorial do diagnóstico, o paciente será encaminhado pela FHB ao Serviço de Saúde Público disponível na rede pública de atenção à saúde, que melhor atender ao paciente, para acompanhamento e tratamento.