Brasília será sede dos dois campeonatos, marcados para março de 2012 e setembro de 2014, respectivamente

" /> Brasília será sede dos dois campeonatos, marcados para março de 2012 e setembro de 2014, respectivamente

">

21/11/2011 às 20:06

Brasileiro e mundial de dominó

Brasília será sede dos dois campeonatos, marcados para março de 2012 e setembro de 2014, respectivamente

Por

Com informações da Secretaria de Turismo

Brasília sediará, em março de 2012, o I Campeonato Nacional de Dominó, organizado pela Confederação Brasileira de Dominó (Conbrad). A competição será uma preparação para o mundial que será realizado em setembro de 2014, também na Capital Federal. Com essa conquista, o Brasil passa a fazer parte dos países que participam do circuito e incentivam a prática da modalidade como forma de socialização e prevenção de doenças modernas, entre eles Rússia, Jamaica, Espanha e Venezuela. O vencedor do campeonato nacional estará classificado para as eliminatórias internacionais, que serão disputadas em junho, na Jamaica, e garantirão vaga para o mundial de 2014.

O campeonato mundial é realizado anualmente e reúne milhares de participantes da América do Sul, Central e Europa. A última edição foi disputada em julho deste ano, na Costa Rica. Na ocasião, além de Brasília ser confirmada como sede do evento em setembro de 2014, a Conbrad foi aceita como integrante da Federação Internacional de Dominó.

Nos próximos anos, Brasília será sede de diversos eventos esportivos de grande porte, como a Copa das Confederações de 2013, as Olimpíadas Escolares Mundiais (Gymnasiade) de 2013, a Copa do Mundo de 2014, a Copa América de 2015 e as Olimpíadas de 2016 (partidas de futebol). A Capital também é candidata a sediar os Jogos Mundiais Universitários (Universiade) de 2017. A escolha será definida no próximo dia 29 de novembro.

Os interessados em participar do Campeonato Nacional de Dominó devem podem entrar em contato com a Conbrad pelo telefone 8596-9340 ou pelo email francisco.pessanha@conbrad.org.br. A exigência é ser filiado à Confederação. Os melhores viajarão para outros países com despesas pagas para representar o país nos mundiais.