PMDF oferece cursos e oficinas que ajudam a reduzir criminalidade e aproximam os militares da comunidade

" /> PMDF oferece cursos e oficinas que ajudam a reduzir criminalidade e aproximam os militares da comunidade

">

28/11/2011 às 19:50, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

Projetos sociais contra o crime

PMDF oferece cursos e oficinas que ajudam a reduzir criminalidade e aproximam os militares da comunidade

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) aposta em ações sociais como importante ferramenta para combater a criminalidade no DF. Com projetos como palestras antidrogas, cursos de teatro, programa de cidadania e incentivo à prática esportiva, a corporação procura se integrar à comunidade – aproximando-se, sobretudo, de crianças e adolescentes – e trabalhar de forma preventiva na redução da violência.
 

“A ideia dos nossos projetos sociais é diminuir a distância entre a PM e a comunidade, interagindo, mostrando como é realizado o nosso serviço e disseminando o pensamento contra as drogas e a violência”, explica o subchefe da Divisão de Programas de Ações Sociais da PMDF, major Paulo Sergio Cassiano da Silva. “Outro foco importante é transmitir a filosofia do policiamento comunitário”, acrescenta.
 

Entre os projetos desenvolvidos pela PMDF está a realização de palestras em escolas públicas e particulares, com temas como o uso de drogas e a violência, ministradas pelo Batalhão Escolar. Outra iniciativa de destaque é o apoio a quatro grupos escoteiros (Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas e Ceilândia Centro), por meio do projeto Juventude Sempre Alerta.
 

Bons frutos – O trabalho da PMDF tem agradado a comunidade. Desde o início dos projetos, já foram atendidos mais de 204 mil crianças e adolescentes. “Este não é um trabalho repressivo, por isso a comunidade se aproxima. A ideia é fazer a prevenção primária para que as crianças e os adolescentes não partam para o mundo da criminalidade”, ressalta o major Cassiano.
 

Os adultos também podem contar com cursos ministrados por policiais comunitários. A PMDF oferece o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), em que as séries são concluídas em menor tempo. Os cursos são ministrados pelos próprios policiais, que aproveitam as aulas para falar sobre assuntos relacionados ao dia a dia, como, por exemplo, a violência doméstica.
 

Além dos projetos administrados pela Divisão de Programas de Ações Sociais, alguns batalhões possuem projetos próprios, que também atendem à população. Muitos deles são mantidos pelos batalhões ou ainda pelos próprios policiais.
 

Cursos gratuitos – Todos os projetos são gratuitos. Os interessados em participar ou agendar palestras podem obter mais informações pelo número 3910-1346.
 

Confira os projetos oferecidos PMDF:
 

PROERD
 

Por meio de atividades educacionais em salas de aula, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, de escolas e das famílias para prevenir o abuso de drogas e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Total de pessoas atendidas em 2011 – 123,9 mil
 

LOBO GUARÁ
 

O Programa Teatro Lobo Guará foi criado em 30 de setembro de 2003 na antiga Companhia de Policia Militar Ambiental (CPMA). O objetivo é despertar nas crianças o interesse pelas questões ambientais, transformando-as em defensoras do meio ambiente. O trabalho é desenvolvido por meio de apresentações teatrais e aulas em escolas públicas e particulares com alunos da 2ª à 5ª séries de todo o Distrito Federal. Dessa forma, as crianças têm a possibilidade de entrar em contato com a realidade ambiental, conhecendo seus problemas e buscando alternativas para uma mudança de comportamento e de hábitos que agridem a natureza.

Total de pessoas atendidas em 2011 – 35,2 mil
 

JUVENTUDE SEMPRE ALERTA
 

Por meio do Escotismo, a PMDF visa desenvolver valores cívicos, morais, espirituais, afetivos, ecológicos e sociais, capacitando jovens de grupos envolvidos com a criminalidade por meio de um sistema de autoeducação progressiva. O Escotismo é reconhecido como de relevante utilidade pública, pela Lei Distrital 1.267, de 21 de novembro de 1996. A proposta da PMDF parte do pressuposto de que a promoção do protagonismo juvenil por meio de lideranças juvenis positivas, proativas e socialmente engajadas constitui estratégia fundamental na construção de espaços sociais de paz.

Total de pessoas atendidas em 2011 – 9,2 mil
 

EDUCS
 

Criado em 1991 no 8º BPM e institucionalizado em 2006, o programa de Educação para Cidadania e Segurança (EDUCS) é promovido pelo Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH). Atua como interlocutor e agente de transformações sociais, realizando um trabalho de educação e prevenção de crimes no âmbito doméstico por meio de projetos socioeducativos. Procura ainda disseminar com palestras, debates dirigidos e projetos educativos a noção de direitos humanos e cidadania e fomentar uma cultura de paz. Trabalha com jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos de todo o DF.

Total de pessoas atendidas em 2011 – 2,2 mil
 

ARTE TÁTICA
 

Criado em 2010 no Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH), o Grupo de Prevenção ao Uso de Drogas Arte Tática é composto por Policiais Militares do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH). Trabalhando com jovens e adolescentes dos ensinos fundamental e médio, o grupo de teatro utiliza peças teatrais para ensinar o adolescente a dizer não as drogas, provocando-o a refletir sobre conceitos básicos da perda de sua identificação social.

Total de pessoas atendidas em 2011 – 3,3 mil
 

TEATRO RODOVIA
 

O Grupo de Teatro Rodovia é composto por Policiais Militares do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) e realiza o trabalho de prevenção e educação para o trânsito por meio de campanhas educativas nas ruas ou em escolas públicas e particulares.

Total de pessoas atendidas em 2011 – 26,6 mil
 

GINÁSTICA COMUNITÁRIA
 

Consiste na realização de aulas gratuitas de ginástica, ministradas por policiais militares, que têm formação superior em Educação Física, às comunidades próximas aos postos policiais. Os policiais utilizam as instalações dos postos comunitários, o que estreita a relação entre a polícia e a comunidade. Hoje o programa é realizado nas seguintes localidades: Arapoanga, Asa Sul, Ceilândia, Riacho Fundo II, Vale do Amanhecer e Vila Telebrasília.

Total de pessoas atendidas em 2011 – 3,6 mil