30/11/2011 às 12:08, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Cruzeiro comemora 52 anos

Além da programação especial com corte de bolo, shows e outras atrações, os moradores podem contar com a revitalização da cidade em vários pontos

Por


. Pedro Ventura

Ailane Silva, da Agência Brasília

Ao completar 52 anos nesta quarta-feira (30/11), o Cruzeiro comemora o aniversário com uma programação especial com corte de bolo, shows e outras atrações (confira no fim da matéria). A cidade também está ganhando um novo visual. Desde o início do ano, o Governo do Distrito Federal inaugurou novas praças, reformou parques infantis e revitalizou vários espaços públicos.

Na parte da infraestrutura, foram inauguradas as praças Cássia Eller, Wanderson Monteiro e Sabino; e três Pontos de Encontro Comunitário (PECs). Além disso, foram revitalizados 20 parquinhos e construídos sistemas de drenagem para águas pluviais, cerca de 900 metros de calçadas e o Galpão da Informática. O Cruzeiro Center também foi revitalizado e a arquibancada do Centro Poliesportivo do Estádio de Futebol do Cruzeiro foi reformada.

O administrador do Cruzeiro, Salin Siddartha, conta que os moradores utilizam bastante esses novos espaços inaugurados. “As PEC e as praças, por exemplo, estão sendo muito utilizadas pelas pessoas. Por isso é importante fazer a manutenção e a construção de locais como esses”, disse. “Nós vamos também vamos construir mais 1,8 mil metros de calçadas para que as pessoas possam caminhar com tranquilidade”, completou.

Para incentivar o desenvolvimento cultural, a cidade conta com o Centro Cultural Rubéns Valentin, que possui espaços como salão de múltiplas funções e biblioteca. Lá, são promovidas reuniões de grupos artísticos e projetos, como a Exposição de Artes Visuais, Encontro da Terceira Idade, Feira do Artesanato e Picasso não Pichava. Também há no local uma Gibiteca, inaugurada em agosto, que oferece contação de histórias e livros infantis.

Outro projeto é o Quadradão ao Cair da Tarde, realizado das 16h às 18h, aos sábados. A programação conta com shows de bandas e é realizada apenas em épocas sem chuvas, já que o espaço para a promoção dos encontros é aberto.

Saúde – Na área de saúde, além da reinauguração do centro de saúde 14 do Cruzeiro Velho, foi realizado um trabalho de combate a dengue. Casas abandonadas, que estavam com focos do mosquito, receberam os devidos cuidados dos profissionais que foram até o local.

Outra melhoria foi a redução em 62% do número de moradores de rua. “Um forte trabalho diário foi feito para conseguir esse resultado. Nós conversamos com essas pessoas, providenciamos a documentação de cada uma e as enviamos para albergues ou para o local de origem”, contou Salin Siddartha.

Na questão ambiental, foi implantado no Cruzeiro, em parceria com a ONG Verde Horizonte e com o apoio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária, o projeto Ecobairros de coleta seletiva. Trinta ambulantes do Cruzeiro foram transformados em microempresários, vendendo resíduos como papéis e latas para empresas de reciclagem.

No esporte, 600 alunos recebem aulas gratuitas em várias modalidades no ginásio Élio Lopes. Além disso, a Administração Regional trouxe à cidade várias competições em nível nacional na área de judô e ginástica rítmica. Atletas como a judoca  Katlen Quadros e os ginastas Jade Barbosa, Daiane dos Santos,  Diego Hipólito e Daniele Hipólito são nomes consagrados nacionalmente que se apresentaram este ano na cidade.

Programação

Dia: 30/11/11 – Corte do Bolo, confraternização com os moradores, apresentação da Bateria da Aruc e várias atividades para adultos e crianças.

Local: Ginásio de Esportes do Cruzeiro

Horário: 09h30

Dia: 30/11/11 – Noite da Consciência Negra, bateria da Aruc, show da banda SS Dance e outras atrações

Local: No grande palco, atrás da Feira Permanente do Cruzeiro.
Horário: 19h

Leia histórias sobre os pioneiros do Cruzeiro neste link.