Vinte e cinco unidades da Federação estiveram representadas no primeiro dia do evento. Abertura foi marcada por debates sobre desenvolvimento socioeconomico do país e visita ao Estádio Nacional

" /> Vinte e cinco unidades da Federação estiveram representadas no primeiro dia do evento. Abertura foi marcada por debates sobre desenvolvimento socioeconomico do país e visita ao Estádio Nacional

">

01/12/2011 às 03:00

Brasília sedia Fórum do Planejamento

 

Vinte e cinco unidades da Federação estiveram representadas no primeiro dia do evento. Abertura foi marcada por debates sobre desenvolvimento socioeconomico do país e visita ao Estádio Nacional

Por

Carlos Rezende, da Agência Brasília

Com o objetivo de discutir assuntos essenciais para o desenvolvimento do País, o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) reúne-se em Brasília, hoje (01) e amanhã (02), em seu 48° fórum. O Distrito Federal e 24 estados estiveram representados no primeiro dia de discussões. O vice-governador, Tadeu Filippelli, representou o Governo do Distrito Federal no evento, que contou ainda com a participação do secretário de Planejamento e Orçamento do DF, Edson Ronaldo Nascimento. Além de apresentação de projetos das diversas secretarias de Planejamento estaduais, o dia foi marcado pela visita às obras do Estádio Nacional de Brasília.
 
Os fóruns de discussão do Conseplan são promovidos a cada três meses em diferentes estados. O objetivo é formular e avaliar políticas públicas, atuar como agente catalisador das aspirações estaduais e regionais de desenvolvimento, promover e articular a interação dos três níveis de governo, valorizar o planejamento como instrumento de melhoria do gasto público e promover a troca de experiências.
 
Para o vice-governador, Tadeu Filippelli, encontros como esse ajudam a construir a harmonia entre todos os estados da Nação. “Esse afinamento é importante, porque dá a firmeza para continuarmos seguindo organizados e integrados no caminho certo. Tenho certeza de que esse encontro vai ser extremamente produtivo para todo o Brasil”, afirmou.
 
O anfitrião do evento, o secretário de Planejamento do DF, Edson Ronaldo Nascimento, destacou que o encontro é importante não apenas para Brasília, mas para todo o Brasil. “As discussões têm como referência temas de interesse nacional, como a questão da reforma tributária, das emendas constitucionais, da divisão de royalties do pré-sal e da participação dos Estados. Para Brasília, em particular, é uma oportunidade de mostrar ao resto do País o que estamos fazendo na Capital Federal no campo orçamentário e do planejamento. A visita ao Estádio Nacional de Brasília, por exemplo, poderá ser de grande ajuda aos outros estados-sedes da Copa do Mundo”, ressaltou.
 
Presidente da Conseplan e secretário de Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro explicou que um dos motivos para a escolha de Brasília como sede do encontro foi a possibilidade de ouvir mais de perto as autoridades federais. “O Conseplan tem buscado a parceria entre o Governo Federal os diversos estados, construindo juntos políticas públicas. Tenho certeza de que o trabalho desenvolvido nos fóruns tem melhorado o nosso desempenho em cada um dos estados”, afirmou.
 
Amanhã, o fórum está programado para começar às 9h, com a apresentação da secretaria de Orçamento Federal, Célia Correa, e da representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Simone Bauch.
 
Conseplan – O conselho foi criado em 2006, durante a realização do 28° Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, e constitui uma associação civil sem fins lucrativos. Entre os objetivos do Conseplan estão o de funcionar como um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Secretarias do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal; participar da formulação e implantação das políticas nacionais do planejamento público e propor políticas no âmbito de atuação dos governos federal, estaduais e municipais e do Distrito Federal.

00017319

Foto: Pedro Ventura