Mananciais preservados oferecem água de boa qualidade e que chega a todo o Distrito Federal pronta para consumo

" /> Mananciais preservados oferecem água de boa qualidade e que chega a todo o Distrito Federal pronta para consumo

">

05/12/2011 às 03:00

Água limpa para o brasiliense

Mananciais preservados oferecem água de boa qualidade e que chega a todo o Distrito Federal pronta para consumo

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

A água que chega à casa de todos os brasilienses pela rede da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) pode ser bebida, sem prejudicar a saúde da população. O principal fator que influencia essa pureza é a qualidade do líquido ainda na fonte.
 
“A qualidade de água das nossas fontes são excelentes, porque nossos mananciais são muito bem protegidos. Isso dispensa um tratamento mais sofisticado”, explica o superintendente de Recursos Hídricos da Caesb, Fernando Starling.
 
Durante o tratamento, á água recebe cloro e flúor, sendo ideal para o consumo, desde que seja armazenada corretamente. Por isso, segundo Starling, é importante realizar a manutenção adequada para cada tipo de reservatório. Os mais comuns são caixas d’água e cisternas, e cada situação tem suas características específicas.
 
O Atlas de Saneamento do IBGE, lançado em outubro, revelou que o serviço de abastecimento de água está praticamente universalizado no Brasil, chegando a 99,4% dos municípios. Dados da Caesb consideram que, no DF, essa universalização já foi alcançada. “No Distrito Federal, a água tratada chega a 100% das casas”, informa Starling.
 
Lago Paranoá pode se tornar manancial – Fernando Starling antecipou que a Caesb deve passar a usar água do Lago Paranoá no abastecimento, o que pode reduzir os transtornos causados pela baixa dos reservatórios durante os meses de seca. “A Agência Nacional de Águas sugeriu que usássemos a água do lago e, agora, estamos requerendo o licenciamento ambiental”, afirma o superintendente, acrescentando que a resposta para o pedido de licença deverá sair em pouco tempo.
 
O especialista da Caesb diz estar satisfeito com a indicação da agência reguladora do setor. Ele, que foi um dos mentores do programa de despoluição do Lago Paranoá, comemora: “Foi um processo inédito de despoluição em regiões tropicais e que deu certo. Nosso lago já está despoluído há uma década e essa indicação da agência é um atestado de qualidade da água”, considera.
 
Você sabia?

Após a chuva, a água dos mananciais costuma ficar turva, mas isso não traz nenhum prejuízo ao consumidor. “Essa limpidez é retomada após o tratamento e não interfere na qualidade, porque os locais de captação estão muito bem protegidos”, esclarece o superintendente da Caesb, Fernando Starling.