Programação da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, que começa nesta quarta-feira (07/12), conta com atendimento jurídico, atividades físicas e aferição da pressão arterial e glicose

" /> Programação da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, que começa nesta quarta-feira (07/12), conta com atendimento jurídico, atividades físicas e aferição da pressão arterial e glicose

">

05/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Valorização do idoso

Programação da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, que começa nesta quarta-feira (07/12), conta com atendimento jurídico, atividades físicas e aferição da pressão arterial e glicose

Por

Ailane Silva, da Agência Brasília

A Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal realizará, de 07 a 10 de dezembro, a Semana de Valorização da Pessoa Idosa. A programação do evento conta com atendimento jurídico, atividades físicas, visitas culturais a diversos locais de Brasília, aferição da pressão arterial e glicose, massoterapia, distribuição de folders e palestras em diversos locais.
 
Segundo o secretário Especial do Idoso, Ricardo Quirino, o objetivo é conscientizar a população quanto ao respeito pelos idosos. “Queremos mostrar à população do DF a grande importância do direito dos idosos, quebrar o preconceito que existe contra eles e fazer com que eles sejam respeitados no transporte público, nas vagas de estacionamento, nas filas e em qualquer outro local”, destacou.
 
Para alcançar o objetivo, uma das ações da secretaria será distribuir a motoristas e cobradores dos ônibus coletivos cartilhas sobre a necessidade de se ter mais respeito com a terceira idade durante o embarque, transporte e desembarque de passageiros.
 
Ricardo Quirino ressalta também a importância de melhorar a qualidade de vida da terceira idade. “Por isso, além dessa conscientização, a secretaria possui diversos programas, como a Caravana da Solidariedade”. Ele informa que, por meio desse programa, a secretaria passa mensalmente em uma cidade do DF prestando serviços jurídicos, médicos e psicológicos, além de encaminhar os idosos para programas como o DF Alfabetizado.
 
O secretário ainda destaca que a secretaria foi criada recentemente, mas está trabalhando para despertar na sociedade o respeito pelos idosos. “Queremos mostrar que estamos aqui para representá-los e lutar pela sua melhoria de vida”, finalizou.

Para saber mais sobre o trabalho da Secretaria Especial do Idoso, confira entrevista na AGÊNCIA BRASÍLIA do titular da pasta, Ricardo Quirino.
 
Secretaria do Idoso – Para mais informação sobre os programas, envie um e-mail para secretariadoidoso@hotmail.com ou ligue para 3905-1355/3355-000.
 
Programação da Semana de Valorização do Idoso
 
Data: 07/12/11
Descida da escadaria para o Teatro Nacional
Local: Rodoviária do Plano Piloto
Hora: das 16h às 19h
 
Data: 08/12/11
Conscientização em relação aos direitos dos idosos no transporte coletivo;
Atendimento jurídico;
Defensoria Publica da União;
Atendimento – Secretaria do Idoso;
Coordenação motora;
Palestra sobre envelhecimento;
Massoterapia
Local: Auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – Asa Norte
Hora: das 08h às 12h
 
Data: 09/12/11
10h – Visita à redação do Jornal de Brasília;
14h – Visita ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta)
 
Data: 10/12/11
1ª Caminhada da Valorização da Pessoa Idosa
Local: Parque da Cidade
Hora: das 09h às 12h