Evento promovido pela Secretaria de Segurança Pública discute integração e unificação das ações dos Conselhos Comunitários de Segurança

" /> Evento promovido pela Secretaria de Segurança Pública discute integração e unificação das ações dos Conselhos Comunitários de Segurança

">

07/12/2011 às 03:00

Comunidade e segurança pública

Evento promovido pela Secretaria de Segurança Pública discute integração e unificação das ações dos Conselhos Comunitários de Segurança

Por


. Foto: Pedro Ventura

Suzano Almeida, da Agência Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP), por meio da Subsecretaria de Programas Comunitários (Suproc), realizou nesta quarta-feira (7/12), o Seminário para Integração e Unificação das Ações dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) do DF. O objetivo do evento é fortalecer a integração entre os membros efetivos da segurança pública e os diretores dos conselhos regionais, qualificando a atuação dos membros.
 
A partir da qualificação, os componentes dos Consegs poderão discutir e sugerir propostas para a atualização do decreto que dispõe sobre a denominação, finalidade, estrutura, composição, atribuições dos componentes, funcionamento e forma de atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal e sobre a criação de novos Conselhos e dos Núcleos Comunitários de Segurança.
 
“Esperamos que este canal de comunicação e diálogo seja mantido com todos os representantes dos Consegs. Vamos usar o conhecimento de cada um destes especialistas em segurança pública para dar um atendimento equilibrado e de acordo com a demanda de cada região”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Torres Avelar.
 
Sandro Torres Avelar ainda lembrou que o Conseg trabalha em parceria com os órgãos que compõem a Secretaria de Segurança Pública – Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do DF (Detran), Polícia Civil e Polícia Militar – por meio de palestras de orientação e também fornecendo estrutura para mobilidade. “Já conseguimos viaturas e, em alguns casos, com representantes regionais e administradores, materiais de capacitação de gestores”, exemplificou.
 
Para o vice-presidente do Conseg do Guará, José Soares Gurgel, os conselhos de segurança são um pacto entre sociedade e governo. Há dois anos, Gurgel acompanha o trabalho do grupo, mas somente nesta gestão interessou-se de fato pelo assunto. “Promovemos aqui uma aproximação entre polícia e comunidade, principalmente no combate às drogas e aos excessos do consumo de álcool”, destacou, lembrando que a ideia dos conselhos é realizar a integração entre as forças de segurança e a comunidade, que serve de fonte para a resolução de crimes, além de sugerirem ações.
 
Participaram ainda da cerimônia de abertura o subsecretario do Suproc, coronel Cirlandio Martins dos Santos; o presidente Nacional dos Consegs, José Neife de Alcântara; o representante da Secretaria de Governo, Guilherme Augusto Bittencourt Maciel; o chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos do DF, coronel Nelson Garcia; e o representante do Ministério da Justiça, professor Ernesto Erivelton Rodrigues.