Comemorações começam na próxima segunda-feira e vão até o fim de semana

" /> Comemorações começam na próxima segunda-feira e vão até o fim de semana

">

08/12/2011 às 03:00

Biblioteca Nacional de Brasília celebra aniversário com atividades culturais gratuitas

Comemorações começam na próxima segunda-feira e vão até o fim de semana

Por


. Foto: Mary Leal

Da Redação com informações da Secretaria de Cultura

No próximo dia 12 de dezembro, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) comemora três anos e para festejar a data foram programados vários eventos culturais e educativos, que serão oferecidos gratuitamente à população. A celebração vai se estender de segunda-feira (12/12) a sexta-feira (16/12), com atividades no auditório e na área externa da biblioteca. Apresentação de coral e lançamento de livros digitais e de concurso literário estão no programa. O cantor e compositor Zeca Baleiro e os artistas brasilienses Manassés, Geórgia Alô e Chico Simões farão shows no dia 12, às 19h, no Conjunto Cultural da República.
 
A abertura oficial das atividades será às 17h de segunda-feira, no auditório da BNB, com a presença do secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, e de outras autoridades. Na oportunidade, serão lançados o Concurso Literário Contos, Crônica e Poesias da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília e a vitrine de produtos culturais financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). No mesmo dia, logo pela manhã, a partir das 9h, os usuários e visitantes da BNB serão recebidos pelo Coro Sinprônico do Sindicato dos Professores no Distrito Federal.
 
LANÇAMENTOS – De 13 a 16 de dezembro, entre 9h e 17h, o público vai poder conferir o lançamento de 25 livros digitais produzidos por alunos de escolas públicas do Distrito Federal pelo projeto BNB vai até Você: Livros digitais, coordenado pelo Núcleo Pedagógico da BNB. Pelo projeto, os alunos são estimulados a produzir livros que serão publicados em formato digital on-line sob a supervisão do corpo docente e da direção da escola participante. Em 2011, 15 escolas participaram do projeto, envolvendo o trabalho de cerca de 6 mil alunos sobre literatura e desenvolvimento sustentável. Na edição de 2010, foram publicados 28 livros, organizados em duas versões: uma científica (13 livros) e a outra literária (15 livros) pelos alunos da Escola Classe 415 Norte.
 
Veja abaixo a programação completa da celebração do terceiro aniversário da Biblioteca Nacional de Brasília.
 
12/12/2011 – Segunda-feira
 
– 9h às 10h: Apresentação do CORO SINPRÔNICO no hall de entrada, térreo.
– 17h: Cerimônia oficial de abertura com lançamento do concurso literário Contos, Crônica e Poesias da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília. Também haverá o lançamento de vitrine com produtos culturais financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), no auditório, 2º andar.
– 19h: Apresentação artístico-cultural com os cantores Zeca Baleiro, Manassés, Geórgia Alô e Chico Simões, no Conjunto Cultural da República, área externa.
 
13/12/2011 – Terça-feira
 
– 9h15 às 12h: Lançamento dos Livros Digitais das Escolas Classe  Barra Alta, Coperbrás e Rajadinha, no auditório, 2º andar.
– 14h15 às 17h: Lançamento dos Livros Digitais das Escolas Classe Natureza,Vale Verde e São José, no auditório, 2º andar.
 
14/12/2011 – Quarta-feira
 
– 9h15 às 12h: Lançamento dos Livros Digitais dos Centros de Ensino Fundamental Arapoanga e Pipiripau, no auditório, 2º andar.
– 14h15 às 17h: Lançamento dos Livros Digitais dos Centros de Ensino Fundamental Zilda Arns e Casa Grande, no auditório, 2º andar.
 
15/12/2011 – Quinta-feira
 
– 9h15 às 12h: Lançamento dos Livros Digitais das Escolas Classe Córrego das Corujas e Incra 9, no auditório, 2º andar.
– 14h15 às 17h: Lançamento dos Livros Digitais das Escolas Classe 66 Ceilândia e Rio Preto, no auditório, 2º andar.
 
16/12/2011 – Sexta-feira
 
– 9h15 às 17h: Lançamento dos Livros Digitais da Escola 415 Norte, no auditório, 2º andar.
– 17h: Encerramento das atividades.