Objetivo da Secretaria de Saúde é visitar cada uma das 9 mil residências do local, orientando os moradores para que se conscientizem e colaborem com a eliminação dos focos do mosquito

" /> Objetivo da Secretaria de Saúde é visitar cada uma das 9 mil residências do local, orientando os moradores para que se conscientizem e colaborem com a eliminação dos focos do mosquito

">

09/12/2011 às 03:00

Ação contra dengue na Colônia Agrícola Samambaia

Objetivo da Secretaria de Saúde é visitar cada uma das 9 mil residências do local, orientando os moradores para que se conscientizem e colaborem com a eliminação dos focos do mosquito

Por

Secretaria de Saúde

A Colônia Agrícola Samambaia (em Vicente Pires) será alvo de uma mobilização contra a dengue de segunda-feira (12/12) a sexta-feira (16/12). A partir das 9h, agentes de vigilância ambiental estarão concentrados no estacionamento do Taguapark e de lá seguirão para a Colônia Agrícola.
 
O objetivo é visitar cada uma das 9 mil residências do local, orientando os moradores para que se conscientizem e colaborem com a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.
 
A Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde tomou a iniciativa de intensificar as ações de prevenção na região devido ao fato de a Colônia Agrícola ser detentora do maior índice de infestação do mosquito da dengue no DF, com 4,5%.
 
Segundo o coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue no DF, Ailton Domício da Silva, para o Ministério da Saúde, acima de 3,9% de focos já representa risco de surto da doença.
 
A solicitação da Secretaria de Saúde é que os moradores colaborem com a operação, facilitando a entrada dos agentes ambientais nas residências. Os técnicos envolvidos na ação estarão usando colete de cor cáqui da Vigilância Ambiental e crachá de identificação.
 
Na segunda-feira, representantes da Secretaria de Saúde/SVS, do SLU e dos grupos intersetoriais da dengue estarão reunidos para decidir se também será feito manejo ambiental na Colônia Agrícola. De antemão, Ailton informou que pneus e lixo serão retirados das ruas e, se for o caso, das residências, já que 35% dos focos foram encontrados nesses materiais.