Mil e oitocentos delegados, entre titulares e suplentes, vão participar da etapa final da conferência, que começou hoje (9/12) e segue até domingo (11/12)

" /> Mil e oitocentos delegados, entre titulares e suplentes, vão participar da etapa final da conferência, que começou hoje (9/12) e segue até domingo (11/12)

">

09/12/2011 às 03:00

Conferência das Cidades

Mil e oitocentos delegados, entre titulares e suplentes, vão participar da etapa final da conferência, que começou hoje (9/12) e segue até domingo (11/12)

Por

    Sedhab

    A abertura oficial da Conferência Distrital das Cidades — Extraordinária será realizada neste sábado (10/12) às 9h, com a presença de representantes do Governo do Distrito Federal e dos delegados eleitos durante as etapas locais da conferência. O encontro ocorre na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) — SGAS 902, Bloco: C, Av. W5.
     
    A Conferência das Cidades teve início nesta sexta-feira (09/12) com a leitura e aprovação do regulamento e a formação dos grupos de trabalho para apresentação das propostas consolidadas nos fóruns a serem votadas em plenária no sábado no período da tarde. O encerramento do evento está previsto para as 12h do domingo (11/12).
     
    Estiveram presentes na mesa de abertura do primeiro dia o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), Geraldo Magela; o secretário-adjunto e coordenador executivo da Conferência, Rafael Oliveira; o representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Marcelo Pires; o secretário-adjunto da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Cleiton Azevedo; a secretária executiva da Conferência, Izabel Weber; e os subsecretários e chefes de unidade da Sedhab.
     
    “É necessário espírito público para o debate”, afirmou o secretário de Habitação, Geraldo Magela, ao declarar que a conferência tem uma importância muito grande para o futuro de Brasília. “Aqui serão debatidos assuntos primordiais para o desenvolvimento da nossa cidade, como a política habitacional e o sistema de planejamento urbano, com a formação do Conselho de Planejamento Local”, frisou o secretário, destacando o papel preponderante dos delegados.
     
    A participação massiva da população foi ressaltada pelo secretário-adjunto, Rafael Oliveira. “Nós contamos com a participação de 10.374 pessoas durante todo o processo da Conferência. Estes três dias irão coroar o trabalho exitoso que estamos realizando”, pontuou Rafael.
     
    Representando a secretaria Geral da Presidência, Marcelo Pires, destacou que “esta conferência vai apontar uma série de ações fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas de desenvolvimento urbano a serem implantadas no DF”. Na ocasião, Marcelo enfatizou a participação da população durante o governo Lula por meio de conferências sobre os mais diversos assuntos.
     
    Durante o processo da Conferência das Cidades, a população foi convidada para o debate sobre os temas que interferem diretamente no dia a dia das cidades. Entre os assuntos que fizeram parte do diálogo estão a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB); o Sistema de Planejamento Territorial e Urbano (Sisplan), o Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis), além da discussão em torno da definição das poligonais das cidades.