Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a aderir ao programa da União e transformá-lo em política de governo. Técnicos vão agora ajustar o projeto-piloto para implantá-lo em outras cidades

" /> Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a aderir ao programa da União e transformá-lo em política de governo. Técnicos vão agora ajustar o projeto-piloto para implantá-lo em outras cidades

">

09/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

GDF avalia Caminho da Escola

Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a aderir ao programa da União e transformá-lo em política de governo. Técnicos vão agora ajustar o projeto-piloto para implantá-lo em outras cidades

Por

Carlos Rezende, da Agência Brasília

Após quase seis meses de funcionamento como projeto-piloto no Recanto das Emas, o Programa Caminho da Escola, que tem como objetivo estimular o uso da bicicleta como transporte escolar, está em fase de avaliação. Técnicos do Comitê da Política de Mobilidade Urbana por Bicicletas do GDF estão analisando os resultados obtidos até o momento para ajustar e implantar o projeto em outras cidades do Distrito Federal a partir do início de 2012.
 
Para os técnicos do GDF, “apesar do programa estar ainda em processo de avaliação, os resultados analisados até agora têm demonstrado que além de saudável, ecologicamente correto e uma importante solução para o transporte de estudantes, sua implantação em outras cidades do DF é absolutamente viável”.
 
O programa prevê a doação de milhares de bicicletas e capacetes para estudantes que residam de 500 metros a sete quilômetros de distância da escola ou em locais de difícil acesso para o transporte escolar, a construção de bicicletários e a promoção de campanhas educativas e publicitárias de proteção ao ciclista.
 
O Caminho da Escola também qualifica estudantes e professores para o comportamento no trânsito, a condução defensiva e fornece noções de manutenção de bicicletas.
 
O DF é a primeira unidade da Federação a aderir ao programa do Governo Federal e transformá-lo em política de governo, sob coordenação da Secretaria da Educação e envolvendo diversas secretarias e o Departamento de Trânsito (Detran-DF).
 
Ação educativa – O Recanto das Emas começou a se preparar para receber o Caminho da Escola em 26 de julho último, quando Secretaria de Educação e o Detran fizeram uma campanha educativa no centro da cidade. A atividade teve o intuito de conscientizar motoristas e alunos quanto à responsabilidade do uso das bicicletas e despertar a atenção dos motoristas para o respeito ao ciclista.

00017615
Foto: Roberto Barroso