Em evento na manhã de hoje, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) inaugurou nova sede em Samambaia Norte e homenageou 16 policiais por ações heroicas em serviço

" /> Em evento na manhã de hoje, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) inaugurou nova sede em Samambaia Norte e homenageou 16 policiais por ações heroicas em serviço

">

09/12/2011 às 03:00

Inauguração e homenagens na PM

Em evento na manhã de hoje, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) inaugurou nova sede em Samambaia Norte e homenageou 16 policiais por ações heroicas em serviço

Por


. Foto: Divulgação/PMDF

Carlos Rezende, da Agência Brasília

As novas instalações do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado em Samambaia Norte, foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (09/12). Com mais de mil metros quadrados de área construída, a nova estrutura reúne quatro companhias militares, um efetivo de 590 policiais e 50 viaturas. No mesmo evento, 16 policiais que foram promovidos nesta semana por ações heroicas em serviço foram homenageados.
 
A centralização das companhias em um único local possibilitará o aumento do número de policiais nas ruas. “Antes, cada uma das companhias tinha uma área administrativa própria. Com a centralização, conseguimos unir esforços e concentrar toda a administração em um único local. Logo, profissionais que faziam trabalho de escritório passarão a trabalhar nas ruas”, afirmou o subcomandante do Batalhão, major Paulo Bento Silveira Filho.
 
O Batalhão de Samambaia surgiu inicialmente como um destacamento do 2º Batalhão (Taguatinga). Em 1989, foi criada a 2ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPMind) e, devido ao aumento da população e ao crescimento da cidade, em 1996, a CPMind transformou-se no atual 11º Batalhão.
 
Heróis homenageados – Durante a cerimônia, 16 policiais militares que se destacaram por atos de bravura no exercício do trabalho foram homenageados. As promoções foram autorizadas por Agnelo Queiroz e publicadas no Diário Oficial do DF da última terça-feira (06/12). Alguns policiais aguardavam desde 2005 a conclusão de rigorosos processos de pesquisa e a confirmação, por comissão militar, dos feitos realizados.
 
Os militares que receberam o reconhecimento são: o 1° sargento Aderson Clayton Cutrim Cunha, os 3os sargento Ronaldo Silva Leão, César Lucas Francelino Evangelista e José Cícero Leite Neto; os cabos Rogério Assis Moraes, Josecy Henrique Silva Neto, Giroldo Gomes da Silva, Natanael Silva de Aquino, Paulo Rogério Almeida dos Santos, Marcelo Neves dos Santos, Herivelton Pereira de Souza e Gleidson Lopes dos Santos; e os soldados Miguel Roosevelt Dorneles Lisoski, Wellington Batista Godoi Rodrigues, Otoniel Justo de Lima e Evandro Dias da Silva.
 
Prevista no artigo 6º da lei 12.086/89, a promoção por ato bravura é uma forma de valorizar a atuação dos policiais. “É o reconhecimento de ações que vão além do simples cumprimento do dever. Esses nobres profissionais, que em muitos casos estavam de folga e não se furtaram de agir, arriscaram suas vidas em prol de outros cidadãos, disse o comandante geral da PMDF, coronel Paulo Roberto Witt Rosback.
 
Além do coronel Witt Rosback, estiveram presentes na solenidade o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Torres Avelar; o secretário de Ordem Pública e Social, tenente coronel Agrício da Silva; o chefe da Casa Militar, tenente coronel Rogério da Silva Leão; o subcomandante geral da PM, coronel Wilson Rogério Moretto; o chefe do Estado Maior, coronel Alberto Teixeira Pinto; o chefe do Departamento Operacional, coronel Sebastião Davi Gouveia, o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, entre outras autoridades civis e militares.