Programa beneficiará 14 comunidades e mais de 700 agricultores familiares em todo o Distrito Federal

" /> Programa beneficiará 14 comunidades e mais de 700 agricultores familiares em todo o Distrito Federal

">

09/12/2011 às 03:00

Seagri e Emater entregam sementes e adubos a agricultores familiares

Programa beneficiará 14 comunidades e mais de 700 agricultores familiares em todo o Distrito Federal

Por


. Foto: Divulgação/Emater-DF

Emater-DF

Centenas de agricultores familiares serão beneficiados com a distribuição gratuita de adubos e sementes pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). As entregas começaram na terça-feira (6) no Assentamento 26 de Setembro, na Estrutural, e contemplarão ainda agricultores de São Sebastião, Recanto das Emas, Planaltina, Sobradinho, Gama, Ceilândia e Brazlândia. Nesta sexta-feira (9/12), a entrega será feita em Planaltina.
 
Os insumos serão entregues nas associações das comunidades rurais e repassados a agricultores familiares que estejam em situação de grande necessidade, com o apoio da Emater-DF. No Assentamento 26 de Setembro, localizado na Estrutural, é a Associação Núcleo de Cidadania que repassará os insumos aos agricultores. Nesse assentamento, serão 48 agricultores beneficiados.
 
O agricultor Antônio Nonato de Jesus é um dos que recebeu os insumos. Com o adubo e as sementes recebidas, ele poderá plantar até 1,5 hectares de feijão e milho, que servirão para alimentar a família composta pela esposa, cinco filhos e cinco netos. “Isso sem contar os que não moram comigo; só lá em Teresina, metade da cidade é de filho meu”, brinca o agricultor, alegre com o recebimento dos insumos.
 
Além do plantio de milho e feijão, Antônio Nonato tem uma pequena horta na propriedade, montada com o apoio do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), realizado pelo Sebrae-DF em parceria com a Emater-DF e com a Fundação Banco do Brasil. Essas iniciativas ajudam no sustento da família, mas a quantidade produzida pelo agricultor familiar ainda não possibilita a comercialização dos alimentos.
 
No total, o programa de distribuição de adubos e sementes beneficiará 14 comunidades e mais de 700 agricultores familiares em todo o Distrito Federal.