Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal capacita mais de mil militares em 2011

" /> Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal capacita mais de mil militares em 2011

">

09/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Vidas em primeiro lugar

Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal capacita mais de mil militares em 2011

Por

Da Redação, com informações do Corpo de Bombeiros

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal capacitou mais de mil militares em cursos e programas de salvamento no ano de 2011. Entre os destaques estão os cursos de Operações de Busca e Salvamento (COBS), com 100 bombeiros militares, e de Sistema de Comando de Incidentes (CSCI), com 345 bombeiros militares, cinco agentes da polícia civil e 74 servidores de órgãos como o Ibama, Prevfogo, Força Nacional, Defesa Civil, Funai, CGema, Dipro, Supes/DF e ACMBIO.
 
Outro destaque importante foram os programas de capacitação, com 410 bombeiros militares, nas áreas de espeleorresgate (resgaste em cavernas), salvamento em altura, resgate em elevadores, direção defensiva e ofensiva com embarcações, serviço de guarda vidas, busca e resgaste submerso, reflutuação de alvos submersos, manejo e captura de insetos, primeira resposta a afogados e programa de prática de natação.
 
Além dos cursos da Corporação, o GBS também ministrou instrução na área de busca e salvamento para 28 militares do Exército Brasileiro no Curso de Segurança de Autoridades, 22 militares da Força Aérea Brasileira no Curso de Forças Especiais e 30 agentes da Polícia Federal no Curso de Operações Táticas.
 
Com o total de 1014 militares e agentes de outros órgãos especializados e capacitados em 2011, o GBS ainda contribuiu, com essa especialização, para que 330 bombeiros militares alcançassem a tão aspirada promoção à graduação de 3º Sargento.