Para secretário de Cultura, local simboliza a união entre cultura e educação

" /> Para secretário de Cultura, local simboliza a união entre cultura e educação

">

12/12/2011 às 03:00

GDF comemora 3 anos da Biblioteca Nacional de Brasília

Para secretário de Cultura, local simboliza a união entre cultura e educação

Por

Da Redação

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) comemorou nesta segunda-feira (3/12) três anos. Para festejar a data foram programados vários eventos culturais e educativos, que serão oferecidos gratuitamente à população até sexta-feira (16/12). As atividades ocorrerão no auditório e na área externa da biblioteca. A abertura oficial das comemorações contou com a presença de autoridades dos governos federal e do Distrito Federal.

“A Biblioteca Nacional da capital da República tem muito o que comemorar em seus três anos. Ela já se tornou uma referência indispensável para dar suporte ao pensamento”, destacou o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira.

De acordo com o secretário, a BNB vai desempenhar um papel-chave para as políticas públicas nos próximos anos. “O governador Agnelo Queiroz nos colocou o desafio de entregar aos cidadãos, em 2014, o Distrito Federal na condição de território livre do analfabetismo e de capital da leitura”.

Na solenidade, foram lançados o Concurso Literário Contos, Crônica e Poesias da I Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília e a vitrine de produtos culturais financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

O secretário de Educação do DF, Denílson Bento da Costa, também participou da cerimônia. “Nossa cidade precisa de mais cultura, mais literatura. E precisa também garantir o acesso da nossa população a esses bens”, declarou Bento da Costa, frisando que a democratização da cultura faz parte da inclusão social.

Para explicar a participação do secretário de Educação na solenidade, o titular da Cultura recorreu a referências literárias: “Peguei de Rubem Alves a ideia para compor o pensamento de que a educação e a cultura são anjos de uma asa só. Sozinhas não são nada”, afirmou Hamilton Pereira.

A Biblioteca Nacional de Brasília não é apenas um ponto cultural da capital do país, mas também turístico. A Secretaria de Cultura do DF registrou, nesses três anos, 60 mil visitas turísticas ao edifício, que faz parte do Conjunto Cultural da República. O banco de dados da BNB possui 56 mil usuários cadastrados e a página da instituição na internet já recebeu 414 mil visitantes.

Segundo o reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Junior, “o projeto de Brasília não poderia estar completo sem a demarcação de um eixo que é a sua maior transversalidade: a cultura”.

O assessor especial do Ministério da Educação (MEC), Carlos Alberto Ribeiro de Xavier, reiterou o apoio do governo federal à instituição. “O MEC estará sempre atento a colaborar com a Biblioteca Nacional de Brasília”.

O evento contou ainda com os subsecretários de Fomento, Leonardo Hernandes, e de Políticas do Livro e da Leitura, Ivanna Torres.

Lançamentos – De 13 a 16 de dezembro, entre 9h e 17h, o público vai poder conferir o lançamento de 25 livros digitais produzidos por alunos de escolas públicas do Distrito Federal pelo projeto BNB vai até Você: Livros digitais, coordenado pelo Núcleo Pedagógico da Biblioteca Nacional de Brasília. Pelo projeto, os alunos são estimulados a produzir livros que serão publicados em formato digital online sob a supervisão do corpo docente e da direção da escola participante. Em 2011, 15 escolas participaram do projeto, envolvendo o trabalho de cerca de 6 mil alunos sobre literatura e desenvolvimento sustentável. Na edição de 2010, foram publicados 28 livros, organizados em duas versões: uma científica (13 livros) e a outra literária (15 livros) pelos alunos da Escola Classe 415 Norte.

Veja abaixo a programação completa da celebração do terceiro aniversário da Biblioteca Nacional de Brasília.

13/12 – Terça-feira

– 9h15 às 12h: Lançamento dos Livros Digitais das Escolas Classe  Barra Alta, Coperbrás e Rajadinha, no auditório, 2º andar.

– 14h15 às 17h: Lançamento dos Livros Digitais das Escolas Classe Natureza,Vale Verde e São José, no auditório, 2º andar.

14/12 – Quarta-feira

– 9h15 às 12h: Lançamento dos Livros Digitais dos Centros de Ensino Fundamental Arapoanga e Pipiripau, no auditório, 2º andar.

– 14h15 às 17h: Lançamento dos Livros Digitais dos Centros de Ensino Fundamental Zilda Arns e Casa Grande, no auditório, 2º andar.

15/12 – Quinta-feira

– 9h15 às 12h: Lançamento dos Livros Digitais das Escolas Classe Córrego das Corujas e Incra 9, no auditório, 2º andar.

– 14h15 às 17h: Lançamento dos Livros Digitais das Escolas Classe 66 Ceilândia e Rio Preto, no auditório, 2º andar.

16/12 – Sexta-feira

– 9h15 às 17h: Lançamento dos Livros Digitais da Escola 415 Norte, no auditório, 2º andar.

– 17h: Encerramento das atividades.