Centros de saúde 2 e 5 de Taguatinga estão mais modernos e acessíveis a pessoas com necessidades especiais

" /> Centros de saúde 2 e 5 de Taguatinga estão mais modernos e acessíveis a pessoas com necessidades especiais

">

12/12/2011 às 03:00

Postos de saúde reformados

Centros de saúde 2 e 5 de Taguatinga estão mais modernos e acessíveis a pessoas com necessidades especiais

Por


. Foto: Gerson Lucas

    Da Redação com informações da Secretária de Saúde

    Responsáveis pelo atendimento de uma população de quase 160 mil pessoas, os centros de saúde 2 e 5 de Taguatinga foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (12/12). As unidades médicas passaram por modernização física que exigiu investimentos de mais de R$ 900 mil. Durante os nove meses de obras, os postos não interromperam o atendimento.
     
    As unidades de saúde estão localizadas em áreas de grande abrangência populacional, como a Praça do Bicalho, em Taguatinga Norte, com cerca de 61 mil usuários; e a QSD 23 na região sul da cidade, com aproximadamente 94 mil usuários.
     
    Para o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, as inaugurações demonstram o esforço do Governo do Distrito Federal em concentrar sua atuação na recuperação da saúde pública. “A população que utiliza o serviço público de saúde reconhece a eficiência do SUS e sabe que o Governo tem se empenhado em garantir o melhor atendimento”, disse, enfatizando que a Saúde é o grande desafio do governo.
     
    Durante o evento, Barbosa anunciou a celebração de convênio com a Universidade Católica para 2012, que vai possibilitar ao hospital da instituição fazer atendimentos na área de oftalmologia; além da construção do bloco materno infantil e o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
     
    O secretario afirmou que o GDF vai continuar reforçando o quadro de recursos humanos e também as ações de atenção básica com a entrega de clínicas de saúde da família em Samambaia e no Areal.
     
    A diretora geral de Saúde de Taguatinga, Sonia Salviano, lembrou dos grandes desafios que as equipes dos dois centros enfrentaram quando resolveram fazer as reformas sem paralisar o atendimento. Agradeceu a solidariedade dos servidores, o apoio e paciência dos usuários.
     
    Serviços Executados:
     
    Centro de Saúde nº 2: recuperação de todo o piso; troca das redes hidrosanitária, elétrica, de informática e de áudio; revisão do telhado; pintura interna e externa; troca do alambrado; instalação de rampas proporcionando melhor acessibilidade; ampliação do setor de odontologia para atendimento simultâneo de até três pacientes; e readequação de espaços internos para comportar todos os serviços oferecidos à comunidade.
     
    Centro de Saúde nº 5: recebeu pintura nova; uma rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, reparo do alambrado; instalação de louças e divisórias nos banheiros e adequação dos sanitários; reforma parcial do telhado; troca das redes hidráulica, elétrica e de áudio; mudanças na área física de setores como laboratório, farmácia, sala de imunização, serviço social e odontologia.