Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur) aprovou proposta de projeto de lei que define, pela primeira vez, uma política de turismo para a região

" /> Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur) aprovou proposta de projeto de lei que define, pela primeira vez, uma política de turismo para a região

">

13/12/2011 às 03:00

Distrito Federal terá Política de Turismo

Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur) aprovou proposta de projeto de lei que define, pela primeira vez, uma política de turismo para a região

Por

Secretaria de Turismo

Os membros do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur) aprovaram por unanimidade, nessa segunda-feira (12), a proposta de projeto de lei que define, pela primeira vez, uma política de turismo para a região.
 
O texto da proposta, que será enviada o governador Agnelo Queiroz, foi elaborado com a participação de todas as entidades que compõe o Conselho. “Não é uma imposição da Secretaria de Turismo. É um trabalho conjunto de todos que desenvolvem atividades turísticas no DF e que colaboram para o crescimento dessa importante atividade econômica em nossa região”, explica o secretário de turismo, Luis Otávio Neves.
 
Um dos principais objetivos da Política de Turismo é facilitar o planejamento e a organização turística integrada, além de fomentar, organizar e melhorar a oferta de produtos e serviços turísticos mais competitivos do Distrito Federal. Para isso, a proposta inclui o enfoque na vocação de Brasília para o turismo cultural e cívico. “Essa é uma forma de turismo que só pode ser feita em Brasília, pois aqui é a capital do país. É na nossa cidade que estão os principais órgãos dos três poderes. Somos a história viva do Brasil recente”, destaca o secretário. “Além disso, esse segmento é importante para garantir que turistas de eventos, por exemplo, permaneçam na cidade além do tempo dos congressos e seminários, movimentando a economia local”, disse.
 
Outro ponto da proposta é o fortalecimento do conjunto de regiões administrativas e municípios do entorno pertencentes à Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE) como destino turístico. “Existe muito lugar bonito no entorno de Brasília que complementa a oferta turística do Plano Piloto. Conseguimos, com a integração dessas regiões, oferecer um destino completo que dá ao visitante a possibilidade de conhecer a modernidade arquitetônica da cidade e ter o contato com a natureza do cerrado com atividades de turismo no nosso espaço rural”, explica Neves.
 
Um fator importante que traz apoio à aprovação da proposta é o fato de já ser comprovada a capacidade do setor de turismo de melhorar os índices econômicos e sociais das cidades. “Fortalecendo essas regiões, geramos emprego e renda, retemos a mão de obra profissional nos locais e, consequentemente, passará a existir melhor infraestrutura, mais segurança e mais oferta de lazer nessas cidades”, defende. “Na nossa proposta de política de turismo tivemos o cuidado de colocar a importância da utilização sustentável dos atrativos e recursos naturais do Distrito Federal e, principalmente, de estimular o desenvolvimento socioeconômico, gerando efeitos positivos sobre a qualidade de vida da população do DF e da RIDE”, disse Neves.
 
Sendo aprovada pelo governador Agnelo Queiroz, o texto ira compor um decreto que será enviado a Câmara Legislativa para apreciação e aprovação da lei.
 
Quais as cidades que compões a RIDE
 
A RIDE foi definida pela Lei Complementar nº 94/1998 e inclui os municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa; e os municípios mineiros de Buritis e Unaí.
 
O Condetur
 
O Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur/DF) é um colegiado de caráter consultivo e propositivo e órgão superior de assessoramento da Secretaria de Turismo para assuntos diretamente relacionados à atividade turística no Distrito Federal. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável, por meio da articulação dos setores governamental, empresarial e da sociedade civil organizada, e para a proposição, análise, monitoramento e validação de planos e projetos consonantes com a Política de Turismo do Distrito Federal. É composto por 35% de entidades do Governo do Distrito Federal e 65% de entidades do setor turístico e representantes da sociedade civil.