13/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Investimentos na cidade e no campo

No Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz destacou as ações desenvolvidas pelo GDF para impulsionar a economia nas áreas urbana e rural do Distrito Federal

Por


. Foto: Divulgação

Secretaria de Comunicação

Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz fez um balanço das medidas adotadas durante sua gestão para impulsionar a economia em todo o Distrito Federal, tanto na área urbana quanto rural, assim como as ações para garantir transparência na gestão pública.
 
Na abertura da conversa semanal com o jornalista Carlos Campbell, o governador destacou o lançamento de editais para construção de novas unidades habitacionais do programa Morar Bem. Ele lembrou que a meta da atual gestão, por meio da nova política habitacional do Distrito Federal, é construir 100 mil novas moradias até 2014, voltadas, sobretudo, para as classes de menor renda.
 
“As pessoas que recebem de 0 a 12 salários mínimos fazem parte da parcela da população que tem mais dificuldade de acesso à casa própria. Elas terão a sua casa ou apartamento, em local apropriado, com condições dignas, urbanização adequada: água, luz, asfalto…”, afirmou o governador. “E o mais importante, vamos entregar o imóvel com a documentação, a escritura da casa. Tudo legalizado, com muito respeito às pessoas. E, claro, com os serviços essenciais: posto de saúde, segurança, escola e transporte”, garantiu.
 
Os investimentos não estão restritos às áreas urbanas do Distrito Federal, lembrou o governador. Ele explicou que o Governo do Distrito Federal atua em várias frentes para promover o desenvolvimento rural de forma sustentável. “Nosso planejamento definiu várias ações para a produção, comercialização e armazenagem de forma a garantir a segurança alimentar e nutricional”, informou. “O mais importante é apoiar o produtor rural, criar um ambiente favorável para a produção sustentável e garantir a comercialização justa, que é a forma de gerar renda para quem trabalha no campo. Também estamos investindo na inclusão produtiva, ou seja, queremos que mais produtores possam se inserir no mercado”, ressaltou o governador.
 
O governador mencionou a força do agronegócio do Distrito Federal: são cerca de 18 mil estabelecimentos rurais, entre grandes, médios e pequenos. “O DF produz, com destaque, hortaliças e grãos como feijão, milho, soja e trigo. Também temos uma boa produção de frango, aliás, o comércio de aves representa 80% da nossa exportação. Além disso, vendemos produtos agrícolas para a Venezuela e alguns países do Oriente Médio”, informou.
 
O início do processo de regularização das terras rurais foi outro tema abordado pelo governador. “Esse foi um compromisso de campanha que já conseguimos dar início e que vai permitir a compra da terra”, apontou Agnelo Queiroz. Com o título definitivo nas mãos, o produtor passará a ter acesso aos financiamentos agrícolas, como o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), e poderá investir mais e aumentar a produção, o que significa mais alimento na mesa do brasiliense e mais renda para os produtores.
 
“Nossa meta é promover a geração de renda e garantir a inclusão da agricultura familiar no mercado. Estamos ampliando a oferta de crédito. Quem produz precisa de crédito”, afirmou. De acordo com o governador, o Banco de Brasília (BRB) já está operando com as linhas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), que destina linhas especiais para a produção do pequeno produtor.
 
Grandes eventos – Agnelo Queiroz abordou também os benefícios que a cidade terá ao abrir, nos próximos anos, grandes eventos esportivos. O governador destacou que os investimentos representarão desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda e a infraestrutura necessária para um grande crescimento econômico no futuro.
 
“Serão criados para a Copa do Mundo cerca de 58 mil empregos em vários setores. Além disso, mais de duas mil micro e pequenas empresas deverão ser abertas. E investiremos na modernização e na melhoria do transporte, saúde, educação, turismo, segurança e obras”, enumerou. “Nosso aeroporto também passará por uma grande reforma. Com um novo terminal de passageiros, a capacidade de atendimento será de 10 milhões de passageiros por ano”, acrescentou Agnelo Queiroz.
 
Transparência – Todos esses investimentos devem ser acompanhados pela população do Distrito Federal. Para tanto, o GDF aprimorou os mecanismos de transparência e controle social. “É extremamente importante que o cidadão acompanhe o governo, se interesse pelos atos do governo. O Portal da Transparência traz todos os dados sobre os gastos e contratos do governo. Qualquer pessoa pode acessar a internet e ter acesso a essas informações”, informou. “Outra forma de participação social é a Ouvidoria Geral. As pessoas podem ligar para o número 156 e fazer denúncia ou sugestão. Muitas auditorias que estão sendo realizadas neste momento chegaram ao governo por meio do número da ouvidoria”, ressaltou o governador.
 
O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
 
Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.