Além de proteger o cerrado brasiliense, parque desenvolve projeto de educação ambiental e oferece à população um espaço de lazer com trilhas, piscinas, córregos e Centro de Visitantes

" /> Além de proteger o cerrado brasiliense, parque desenvolve projeto de educação ambiental e oferece à população um espaço de lazer com trilhas, piscinas, córregos e Centro de Visitantes

">

13/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

Parque Nacional de Brasília

Além de proteger o cerrado brasiliense, parque desenvolve projeto de educação ambiental e oferece à população um espaço de lazer com trilhas, piscinas, córregos e Centro de Visitantes

Por


. Foto: Pedro Ventura

Ailane Silva, da Agência Brasília

Com área de quase 43 mil hectares (ou 430 km²), o Parque Nacional de Brasília, também conhecida como Água Mineral, é uma das principais áreas de preservação do Distrito Federal. Além de proteger o cerrado brasiliense, o parque desenvolve um projeto de educação ambiental e oferece à população um espaço de lazer com trilhas, piscinas, córregos e Centro de Visitantes.
 
O parque protege uma grande área do cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil. No local, é possível encontrar vários tipos de vegetação, como mata de galeria pantanosa, mata seca, campo sujo e campo silvestre. Já entre os animais, é possível encontrar a presença de tamanduás, capivaras, lagartos, cobras tucanos, gaviões, peixes, crustáceos e insetos, entre outros.
 
“É comum o relato de presença de onças, que é um animal que está no topo da cadeia alimentar. Esse é um excelente indicativo de que o local está sendo muito bem preservado”, ressalta o analista responsável pela Área de Visitantes, Fábio de Jesus. Trabalham no local uma equipe de engenheiros florestais, biólogos e zootecnistas.
 
Além da preservação da fauna e flora, o parque contribui de forma significativa com o abastecimento de água potável para Brasília, pois preserva a represa Santa Maria, responsável por 25% da água potável que abastece a Capital Federal, e garante a qualidade de parte da água que forma o Lago Paranoá.
 
Lazer – O parque também tem o objetivo de oferecer opções de lazer à população. Os visitantes podem utilizar as trilhas para caminhada ou corrida, visitar exposições socioambientais e desfrutar das duas piscinas de águas corrente.
 
O servidor público Francisco Carlos Ribeiro de Almeida conta que frequenta o local a cada 15 dias. “Gosto muito daqui, principalmente de fazer a caminhada. Acho que o parque está muito bem cuidado e é um dos poucos ambientes de Brasília que oferece uma maior proximidade com a natureza”, considera.
 
Hugo de Marco, também servidor público, conta que sempre visita o local. “Venho aqui frequentemente. Gosto muito de todos os espaços. Eu sei também que uma das principais funções daqui é a preservação ambiental, que é muito importante”, afirma.
 
Principais áreas de lazer
 
Piscinas – O parque conta com duas piscinas, a Pedreira (Velha) e a Areal (Nova).
 
Trilha Capivara – Essa trilha tem 1.300 metros de extensão. Nela, o visitante poderá fazer caminhadas e observar os animais que vivem no local.
 
Trilha Cristal Água – Com cinco quilômetros de extensão, é possível se avistar um maior número de espécies nativas e parar no córrego do Rego.
 
Trilha Pavimentada – Esta trilha integra o portão de entrada nº 1 ao Centro de Visitantes e à piscina Pedreira. São aproximadamente 3,5 quilômetros.
 
Ilha da Meditação: Próxima ao Centro de Visitantes, a ilha permite a observação de espécies nativas relacionadas ao ambiente aquático.
 
História – O Parque Nacional de Brasília foi criado em 29 de novembro de 1961 e teve os limites redefinidos em 08 de março de 2006. Atualmente, possui uma área de 42.398,01 hectares. Em 1992, foi declarado como Área Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado, no âmbito do programa O homem e a biosfera, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
O local é muito conhecido como “Água Mineral”. Isso porque, na época da construção de Brasília, com a exploração de cascalho e areia, poços de água se formaram às margens do córrego Acampamento. As pessoas utilizavam o local para tomar banho e utilizavam a água potável dessas fontes, de tal maneira que lá ficou conhecido com “Água Mineral”.
 
Educação Ambiental – Por meio do Programa de Educação Ambiental, professores e membros da comunidade podem realizar um curso para desenvolver atividade de educação ambiental, inclusive dentro do parque.
 
Serviço
 
Parque Nacional de Brasília
 
Horário de Funcionamento: das 8h às 16h
 
Ingresso: R$ 6,50. Crianças até 12 anos e maiores de 65 anos não pagam.
 
Local: a entradas para visitantes é pelo portão 1, localizado na Rodovia BR 450,  Via Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia
 
Telefone: 3233-4553