Após um ano de muito trabalho, Secretaria de Justiça faz avaliação positiva de ações realizadas e estabelece novas metas para 2012 na prevenção contra as drogas

" /> Após um ano de muito trabalho, Secretaria de Justiça faz avaliação positiva de ações realizadas e estabelece novas metas para 2012 na prevenção contra as drogas

">

26/12/2011 às 03:00

Balanço positivo na Sejus

Após um ano de muito trabalho, Secretaria de Justiça faz avaliação positiva de ações realizadas e estabelece novas metas para 2012 na prevenção contra as drogas

Por


Alírio Neto, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF
Alírio Neto, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF. Foto: Pedro Ventura

Suzano Almeida, da Agência Brasília

 

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Alírio Neto, retornou à pasta nesta segunda-feira (26/12) e apresentou o balanço das ações realizadas pela Secretaria em 2011 e as projeções para o próximo ano. Segundo Alírio Neto, o resultado apresentado pela Sejus foi positivo, e novas ações, previstas para 2012, devem melhorar o atendimento à população e ampliar o combate as drogas e a ressocialização de presos.

 

“Foi um ano muito bom. O Pró-Vítima (Programa de Proteção às Vítimas de Violência) continua funcionando a todo vapor, o Na Hora foi ampliado e levamos o Na Hora Empresarial para o Riacho Fundo. Em relação ao Procon, foi assinada a modernização do sistema e esse projeto já deve começar no início do ano. Se tudo der certo, no próximo ano as pessoas poderão fazer reclamações por telefone ou mensagens de celular e receber as respostas no próprio aparelho”, adiantou Alírio Neto.

 

O secretário afirma que a modernização do Procon e a ampliação do atendimento já foram autorizadas pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Também está prevista a construção de cinco novas unidades do Pró-Vítima, o que atenderá praticamente a todas as cidades do DF.

 

Prevenção ao uso de drogas – Em 2012, segundo o secretario de Justiça, o GDF investirá R$ 46 milhões na prevenção e combate ao uso de entorpecentes. De acordo com o secretário, o objetivo maior da Sejus é evitar que os jovens comecem a usar drogas, já que a recuperação às vezes pode ser difícil, pois apenas 30% dos usuários conseguem controlar o vício.

 

“Nós vamos ampliar os projetos, principalmente na parte de prevenção, buscando atingir os pais e as famílias, orientando-os a dialogar com os filhos, tendo mais conhecimento sobre o assunto. Vamos buscar uma mobilização social, com empresas, faculdades, todas as instituições, federações de esporte, para que elas possam entrar numa grande mobilização para o enfrentamento das drogas no Distrito Federal”, afirmou o secretário de Justiça.

 

Para os pais e responsáveis serão enviados ainda uma cartilha, que os auxiliará a abordar o assunto com seus filhos a partir de suas casas.

 

Recuperação de presidiários

Desde novembro, a Secretaria de Justiça passou a controlar a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap). Para o ano que vem, a Sejus estima que cerca de 4.500 presos passem a trabalhar e fazer cursos profissionalizantes, evitando que eles voltem ao crime após cumprirem suas penas. “O nosso projeto, que está pronto e será posto em ação, pretende colocar pelo menos 50% dos presos do regime semiaberto do sistema prisional estudando e trabalhando no próximo ano”, anunciou Alírio Neto.

 

Hoje são cerca de 9 mil presos em ressocialização e cerca de mil presos trabalhando. A Sejus possui um projeto modelo, chamado “Liberdade”, por meio do qual 98 presos trabalham na própria Secretaria. Destes, 65% fizeram cursos profissionalizantes. Ao trabalhar, eles têm a pena reduzida em um terço e já saem com uma ocupação. “O objetivo é que eles não voltem a cometer crimes, aprendam uma profissão durante o cumprimento da pena e trabalhem para a sociedade”, completa o secretário.