Sedest inicia qualificação profissional para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF)

" /> Sedest inicia qualificação profissional para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF)

">

26/12/2011 às 03:00

Pronatec oferece mais de 900 vagas de cursos

Sedest inicia qualificação profissional para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF)

Por

Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda

 

O Governo do Distrito Federal, em parceria com o Pronatec – Brasil sem Miséria e por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), inicia qualificação profissional de beneficiários do PBF. Essa é uma ação que faz parte do Plano DF Sem Miséria referente ao terceiro eixo estruturante: inclusão produtiva, geração de renda e emprego.

 

O Pronatec – Brasil sem Miséria oferecerá, de imediato, 915 vagas em cursos de qualificação profissional aos beneficiários do PBF. Os cursos são gratuitos e ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). A Sedest fará ampla divulgação dos cursos por meio de cartazes e panfletos a serem disponibilizados em diversas unidades do Governo do Distrito Federal, tais como CRAS, CREAS, COSEs, Unidades de Acolhimento, Restaurantes Comunitários, além dos postos de atualização cadastral.

 

Os CRAS serão as unidades responsáveis pela mobilização e pré-inscrição dos beneficiários do PBF. A mobilização dos beneficiários do PBF será dirigida àqueles que atenderem aos critérios de idade e escolaridade exigidos, conforme dados do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

 

A articulação com a Secretaria de Trabalho permitirá que o mercado de trabalho possa absorver esses profissionais.

 

Entre o dia 26 de dezembro deste ano e o dia 31 de janeiro de 2012, serão realizadas as pré-inscrições nos CRAS. Em fevereiro, o Senai, Senac e IFB farão a confirmação da matrícula dos candidatos pré-inscritos mediante a apresentarão da documentação necessária. Para 2012, estão previstas 4.500 vagas do Pronatec – Brasil sem Miséria para atender o Distrito Federal.

 

Serviço

O que: Pré inscrição dos beneficiários do PBF nos cursos do Pronatec – Brasil sem Miséria

Quando: De 26/12/2011 até 31/01/2012

Onde: CRAS