Desenvolvimento econômico, Segurança Pública, obras para a Copa e programas inovadores de TI foram destaques no mês

" /> Desenvolvimento econômico, Segurança Pública, obras para a Copa e programas inovadores de TI foram destaques no mês

">

31/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Retrospectiva 2011: Novembro

Desenvolvimento econômico, Segurança Pública, obras para a Copa e programas inovadores de TI foram destaques no mês

Por

Da Redação

Desenvolvimento econômico, programas inovadores de gestão e de Tecnologia da Informação (TI), bem como melhorias na área de Segurança Pública, foram algumas das ações do Governo do Distrito Federal (GDF) que marcaram o mês de novembro. O período foi repleto de boas novidades, a começar pela divulgação de que o Distrito Federal saltou da oitava para a sétima economia do Brasil, com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 131,5 bilhões em 2009. O resultado foi anunciado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O montante é 4% maior do que o registrado no ano anterior e coloca o DF na quinta posição, no ranking das economias com melhor taxa de crescimento no Brasil.

Como se não bastasse, Brasília foi considerada a cidade brasileira que oferece melhor qualidade de vida para estrangeiros que vêm trabalhar no País, segundo estudo divulgado pela Mercer, consultoria internacional em recursos humanos. A capital federal ficou em 101º lugar no ranking mundial, à frente do Rio de Janeiro (114º) e de São Paulo (116º).

Não por acaso, esses títulos fizeram com que a capital brasileira obtivesse destaque na imprensa internacional. A história de Brasília nos últimos 50 anos chamou a atenção da Tokyo Broadcasting System (http://www.tbs.co.jp/) (TBS), a mais importante emissora de televisão do Japão, que veiculou documentário a respeito.

Controle público e gestão – Para que esses índices tenham continuidade em um trabalho sustentável e voltado para o crescimento econômico do DF, na área de controle governamental, as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e de Transparência e Controle (STC) firmaram acordo de cooperação com o objetivo de aumentar as ferramentas de fiscalização sobre recursos públicos investidos em programas do governo.

Além disso, em reunião com o governador Agnelo Queiroz, o Conselho Executivo de Governo – formado pelos presidentes dos 13 partidos que compõem a base aliada – se comprometeu com a agenda positiva do GDF e o trabalho conjunto de divulgação da cidade como referência na realização de grandes eventos esportivos internacionais.

A gestão participativa no DF passou a contar, desde 24 de novembro, com mais um fórum de diálogo para promover o crescimento econômico e social na capital do país: o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (CDES-DF), que tem a missão de assessorar o Governo do DF na elaboração de políticas públicas e na busca de soluções para os próximos 50 anos.

Obras e sustentabilidade – Em relação às obras que estão sendo realizadas pelo GDF, os cuidados com a preservação do meio ambiente chamaram a atenção do DF para entidades diversas e em função do novo Estádio Nacional de Brasília (ENB). O projeto do ENB pode render o inédito selo internacional Leed Platinum, conferido pela prestigiada instituição US Green Building Council. As obras do ENB, assim como todo o projeto Copa Brasília 2014, foram avaliados positivamente pelo diretor executivo da Organização das Nações Unidas para a Habitação (ONU-Habitat), Joan Clos, durante visita técnica ao DF. Também em novembro o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitou vários pontos de Brasília.

No setor de Habitação, o destaque foi a assinatura, pelo governador Agnelo Queiroz, do decreto de aprovação do projeto de regularização da Estrutural. Também foi iniciada a regularização dos condomínios Lago Sul I e Vivendas Lago Azul, localizados, respectivamente, nos setores habitacionais Jardim Botânico e Grande Colorado.

Mês intenso nos Esportes – Novembro também foi cheio de novidades nos Esportes. Uma dessas foi o anúncio de que Brasília será sede das Olimpíadas Escolares Mundiais (Gymnasiade) de 2013. A capital federal foi escolhida pela International School Sport Federation (ISF). A competição reúne em média 2 mil atletas de 14 a 17 anos, de 45 países.

O anúncio somente ratificou o trabalho do GDF voltado para os esportes, já que no mesmo mês o governador Agnelo Queiroz recebeu medalhistas dos jogos Parapan-Americanos e lançou programa para tornar a capital federal referência em paradesporto.

Fórum e feiras na Educação – Na Educação, foi lançado o Fórum Permanente de Educação Profissional e Tecnológica de Brasília e Entorno, com o objetivo de instituir políticas educacionais baseadas em parcerias entre o GDF e o Governo Federal. Na Escola Técnica de Brasília (ETB), foi realizada a 23ª edição da ETBMIX, feira que incentiva o empreendedorismo dos participantes.

E o curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Secretaria de Saúde do Distrito Federal, tirou a nota máxima em mais um Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Avanços na Segurança Pública – O mês foi de avanços no setor de Segurança Pública. O GDF lançou o projeto Polaris – da Polícia Civil, sistema pioneiro no país que trabalha com a atualização de todos os tipos de ocorrências em tempo real. Além disso, entraram em operação 250 novas viaturas para a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O aparelhamento da PM com os novos veículos faz parte da Política de Policiamento Inteligente adotada pela atual gestão. No mesmo quesito Segurança, novas câmeras de monitoramento foram adquiridas para ajudar no combate à criminalidade no DF.

Os bombeiros também receberam mais veículos para a realização do seu trabalho, já que foi finalizado em novembro o processo de licitação para a compra de 30 viaturas de combate a incêndio. E no Entorno, o governador Agnelo Queiroz se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e demais representantes das forças de segurança da região, em uma grande mobilização em busca de soluções conjuntas para o combate à criminalidade na região.

Saúde a toda hora – No setor de Saúde, foram lançadas, no DF, mais duas etapas da Rede Saúde Toda Hora, do Governo Federal: os programas S.O.S. Emergências e Melhor em Casa.HYPERLINK “http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/042/04299003.asp?ttCD_CHAVE=160894“O Hospital de Base (HBDF) passou a integrar a Rede Saúde Toda Hora e é uma das 11 unidades escolhidas para a primeira fase do S.O.S. Emergências no país – ação estratégica voltada para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi reinaugurado o Centro de Saúde Nº. 2, de Ceilândia. E a Justiça atestou a validade do Protocolo para o Tratamento dos Hemofílicos Adultos e Crianças no Distrito Federal. O protocolo contempla orientações para acompanhamento dos pacientes, profilaxias primária e secundária e diretrizes para utilização dos concentrados de fatores da coagulação.

No dia 23, no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil, foi inaugurado o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que passou a ser mais moderna unidade do país a oferecer especialidades médicas de média e alta complexidades para o tratamento de crianças e adolescentes. O hospital foi construído dentro de modelo de gestão compartilhada entre GDF e a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace).

Na Cultura, Brasília teve a 30ª edição da Feira do Livro, que é a maior do segmento no Centro-Oeste. E o novo Clube do Choro, que agora se chama Espaço Cultural do Choro, foi inaugurado e ganhou uma sede projetada por Oscar Niemeyer, que abrigará, numa área de 2,5 mil metros quadrados, café-concerto, escola de choro e centro de memória.

Combate à sonegação – No trabalho de combate à sonegação, uma grande operação do Ministério Público em parceria com o GDF e Governo Federal localizou R$ 36 milhões em produtos sonegados. Na área de Tecnologia da Informação (TI) foi apresentada a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação do GDF. O documento objetiva traçar diretrizes e metas para aprimorar a governança de tecnologia do GDF.

Também foi anunciado que a mudança da gestão de tecnologia de informação do GDF, além de valorizar servidores de carreira, antecipa diretrizes do Plano Plurianual e deve resultar em economia para o GDF. Outra boa novidade foi a constatação de que as centrais de relacionamento do GDF 156, 156 online e o Disque Saúde 160 realizam cerca de 10 mil atendimentos diariamente, sendo 93% delas respondidas. Tratam-se de canais de contato essenciais para os cidadãos dialogarem com o governo e mostram que o GDF está mais próximo da população.

No segmento das micro e pequenas empresas, foi apresentado o plano Crescer-DF, que pretende beneficiar mais de 100 mil micro e pequenos empresários de todo o DF. E em relação a políticas para mulheres, a Secretaria da Mulher realizou edição especial do programa Rede Mulher Cidadã, durante o III Encontro Distrital de Mulheres Rurais da Agricultura Familiar do Distrito Federal.