Famílias de baixa renda cadastradas no Programa Bolsa Família e alunos do ensino médio, da rede pública, podem participar do programa de ensino técnico

" /> Famílias de baixa renda cadastradas no Programa Bolsa Família e alunos do ensino médio, da rede pública, podem participar do programa de ensino técnico

">

03/01/2012 às 03:00

Novas vagas do Pronatec

Famílias de baixa renda cadastradas no Programa Bolsa Família e alunos do ensino médio, da rede pública, podem participar do programa de ensino técnico

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com o Governo Federal, inicia a partir de fevereiro as novas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão oferecidas, nesta edição, 1.500 novas vagas para cursos técnicos, oferecidos a alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, da rede pública de ensino, e outras 915 para cursos de curta duração, destinados às pessoas inscritas no Programa Bolsa Família (PBF).
 
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, “o objetivo do programa é superar a extrema pobreza e provocar a promoção social das famílias do Distrito Federal”.
 
Segundo o coordenador de Educação Profissional da Secretaria de Educação, professor Antônio Alves Siqueira Júnior, os alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio farão uma pré-inscrição e participarão de palestras, como forma de serem identificadas áreas para as quais possuam perfil. Após esse período, os interessados serão definidos por sorteio e os cursos, ministrados pela unidades do Sistema S – Seviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
Inscrições no Cras – Os interessados em realizar os cursos de curta duração deverão se dirigir a um Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do DF até o dia 31 de janeiro. Os pré-requisitos para participar são: ter mais de 18 anos; ter concluído pelo menos a 4ª série do ensino fundamental, e possuir na família ao menos uma pessoa cadastrada no Programa Bolsa Família.
 
O Pronatec faz parte de um dos três eixos do programa Brasil Sem Miséria, do governo da presidenta Dilma Rousseff, (o eixo referente a “Acesso a Serviços; Garantia De Renda e Inclusão Produtiva”). Hoje, no DF, já estão matriculados 769 alunos e a expectativa dos organizadores é que em breve a equipe esteja disponível para o mercado de trabalho e para ocupar as vagas que estão sendo geradas com os preparativos dos eventos esportivos, a serem realizados nos próximos anos no Distrito Federal.
 
Tipos de cursos – O Pronatec oferece, em todo o Brasil, cursos voltados para os mais variados segmentos profissionais. Na última edição, realizada no ano passado, foram ministrados os de almoxarife, auxiliar administrativo, auxiliar de crédito e cobrança, auxiliar de faturamento, auxiliar de operações em logística, auxiliar de pessoal, auxiliar de tesouraria, auxiliar de transporte e distribuição, balconista de farmácia, camareira em meios de hospedagem e operador de caixa.
 
Além destes, foram ministrados ainda cursos de recepcionista, recepcionista de eventos, recepcionista em meios de hospedagem, recepcionista em serviços de saúde, representante comercial, administrador de redes, administrador de banco de dados, auxiliar de Web design, instalador e reparador de redes de computação, montagem e configuração de computadores.
 
Outros cursos são capacitação para auxiliar de programador de dispositivos móveis, operador de computador e programador de Web, entre outros. A listagem com os cursos que serão oferecidos especificamente na edição do Pronatec do DF em fevereiro será divulgada nos próximos dias.