Ministério da Saúde concede certificado à Fundação

" /> Ministério da Saúde concede certificado à Fundação

">

04/01/2012 às 03:00

Hemocentro de Brasília obtém 100% de aprovação

Ministério da Saúde concede certificado à Fundação

Por

Fundação Hemocentro de Brasília

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) acaba de receber da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde o resultado das Avaliações Externas de Qualidade em Serviços de Hemoterapia, realizadas no ano de 2010. De acordo com o certificado, a FHB obteve 100% de acerto nas avaliações, o que ratifica a segurança e qualidade dos procedimentos executados internamente pelo Hemocentro de Brasília.

O Programa de Avaliação Externa de Qualidade em Serviços de Hemoterapia (AEQ/MS) tem como objetivo fornecer aos Serviços de Hemoterapia de todo o país uma ferramenta eficiente e gratuita para a avaliação externa da qualidade, conforme determina a ANVISA.

Para entender melhor, as avaliações externas são amostras remetidas pelo Programa de Avaliação Externa de Qualidade em Serviços de Hemoterapia aos hemocentros do país, com o objetivo de checar a qualidade de seus procedimentos. Os hemocentros recebem essas amostras desconhecendo o conteúdo delas e as examina. Após vários exames, o resultado das amostras tem que coincidir com o conteúdo delas, conhecido apenas pelos emissores das amostras.