Levantamento da Secretaria de Turismo do DF mostra que Centros de Atendimento ao Turista (CATs) atendem cerca de três mil visitantes por mês.

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06/01/2012 às 03:00

Atendimento ao turista

Levantamento da Secretaria de Turismo do DF mostra que Centros de Atendimento ao Turista (CATs) atendem cerca de três mil visitantes por mês.

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    Secretaria de Turismo do DF

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    Desde o início de 2011, aqueles que chegam a Brasília contam com um serviço de qualidade para aproveitarem tudo o que a cidade tem a oferecer. Para melhorar o atendimento ao visitante e a promoção dos vários roteiros existentes na capital federal, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) apostou no potencial dos Centros de Atendimento ao Turista e já colhe bons frutos. Prestes a completar um ano de pleno funcionamento, as unidades apresentam dados surpreendentes que confirmam uma carência sanada do setor.
     
    De acordo com levantamento da Diretoria de Serviços de Atendimento ao Turista da Secretaria de Turismo, os CAT’s atendem cerca de três mil pessoas ao mês. A demanda é maior no posto do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde são recebidos, aproximadamente, mil turistas por mês.
     
    “Observamos que, após a abertura desse CAT, o movimento de pessoas em busca de informações cresceu substancialmente. Ficamos positivamente surpresos, por exemplo, com um fluxo tão grande quanto o que houve nas vésperas das festas de final de ano”, afirmou a diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane Sá. “Além da localização privilegiada, acredito que a reforma deu um ar mais aconchegante e interessante ao local, com fotos estampadas nas paredes e móveis mais confortáveis para quem chega cansado da viagem”, completou.
     
    Outro ponto positivo apontado pela diretora são as atrações alternativas dos CAT’s. A cada 15 dias, os postos de atendimento recebem exposições de pinturas em tela, artesanato local e peças de escultura. “Damos oportunidades para os artistas locais, tornamos o ambiente mais agradável e ainda mostramos que Brasília tem uma arte muito expressiva”, afirma Eliane.
     
    No ranking dos mais movimentados, as unidades da Praça dos Três Poderes e da Rodoviária Interestadual seguem empatadas em segundo lugar, com mais de 500 registros mensais. Os três postos localizados nos Setores Hoteleiros, com menos movimentação, apontam 250 visitas cada.
     
    Os visitantes do CAT participaram de pesquisa para traçar o perfil do turistas de Brasília. De acordo com as entrevistas realizadas, a capital federal recebe visitantes de todos os estados brasileiros e de mais de oitenta países. Os principais emissores são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Do exterior, vêm, principalmente, pessoas dos Estados Unidos, França e Espanha. Do total de pessoas atendidas nos CAT’s, a maioria é formada por turistas casados, que possuem nível superior e têm como principal motivação o lazer. A Setur pretende usar esses dados para direcionar os investimentos e ações para potencializar o turismo na capital.

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    Foto: Mary Leal