Medidas para facilitar o tráfego e a segurança na EPTG, EPNB e EPVP irão beneficiar cerca de 300 mil motoristas, nas três vias, em dias úteis

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10/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Melhorias no trânsito da Saída Sul

Medidas para facilitar o tráfego e a segurança na EPTG, EPNB e EPVP irão beneficiar cerca de 300 mil motoristas, nas três vias, em dias úteis

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    Renato Ferreira, da Agência Brasília

    O Governo do Distrito Federal (GDF) continua a promover ações para melhorar o tráfego em rodovias da saída sul do DF. Desde a semana passada, uma série de medidas está sendo tomada para dar mais segurança aos motoristas, pedestres e passageiros que passam pelas vias da região, como as estradas parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Taguatinga Guará (EPTG) e Vicente Pires (EPVP).

    Na EPNB, mais novidades devem ser implantadas ao longo desta semana. Uma delas diz respeito à permissão de táxis na faixa exclusiva de ônibus da via. Técnicos do governo esperam que a medida dê ainda mais fluidez ao trânsito. Desde que o corredor específico para os ônibus foi inaugurado, em 27 de dezembro último, o tempo de viagem entre as rodoviárias do Plano Piloto e do Riacho Fundo caiu em média 20 minutos no trajeto de ida e volta.

    A medida também beneficiará o trânsito de carros particulares, já que menos veículos disputarão espaço nas outras duas faixas da via. A partir de 8 de fevereiro, quando os estudantes da rede pública de ensino voltam às aulas, também será permitido o tráfego de vans e ônibus escolares no corredor exclusivo.

    A estratégia faz parte de uma mudança de conceito em relação ao trânsito. “Em Brasília, historicamente, as pessoas são acostumadas a utilizar o carro. Acontece que a capacidade de circulação chegou ao seu limite. Ou investimos de forma pesada no transporte público ou, dentro dos próximos 10 anos, ninguém mais irá circular nas vias do DF”, afirmou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) do DF, Fauzi Nacfur Júnior. Ele destacou que, nos países desenvolvidos, as pessoas se deslocam para o trabalho ou para a escola basicamente de ônibus, metrô ou mesmo de bicicleta.

    EPTG – Além da EPNB, as alterações seguem a todo vapor na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Desde a última semana, uma série de ações e intervenções vem sendo realizada por orientação do governador Agnelo Queiroz para dar mais segurança ao trânsito no local.

    Funcionários de diversos órgãos do governo, como DER, Novacap e Secretaria de Obras, estão atuando em conjunto para implantar as melhorias determinadas pelo governador. Entre elas, está a instalação da sinalização vertical – parte do serviço já está concluída – e da sinalização horizontal, que diz respeito à pintura fria no asfalto dos pontos mais críticos da via. A pintura quente, definitiva, só pode ser realizada após o término das chuvas.

    Também já está sendo feita a colocação de grama nos viadutos, para evitar deslizamento de terras e o consequente risco de novos acidentes, e limpeza nas bocas de lobo, para melhorar a drenagem da pista durante as chuvas.

    As melhorias não se restringem ao trabalho administrativo. A parte operacional e ostensiva também está em ação. Quatro viaturas do DER, Detran e Polícia Militar estão constantemente na EPTG para controlar a situação e coibir possíveis irregularidades.

    Já foram definidos os pontos de instalação dos 35 radares eletrônicos que serão somados aos 15 que a via já possui – a licitação para a compra dos equipamentos ocorrerá em breve. E ainda nesta semana começará a colocação de barreiras de proteção das laterais e dos viadutos da EPTG.

    Outras medidas emergenciais definidas pelo governador dizem respeito à instalação de um semáforo na entrada do viaduto Israel Pinheiro, em Vicente Pires, e mudanças na circulação dos ônibus – que podem transitar em mão inglesa no corredor exclusivo da EPTG; ou que esta faixa exclusiva seja voltada somente para ônibus expressos, que não fazem paradas no trajeto entre Taguatinga e o Plano Piloto, por exemplo.

    A força tarefa, composta pelas cinco empresas que projetaram, executaram e supervisionaram a obra, tem até o início da próxima semana para apontar possíveis intervenções ao longo dos 12,6km da via. A criação do grupo foi outra determinação do governador.

    EPNB – Melhorias também estão sendo feitas na Estrada Parque Vicente Pires (EPVP). Na manhã da sexta-feira passada (6), o DER-DF colocou as cinco vigas pré-moldadas que darão sustentação à ponte sobre o córrego Vereda da Cruz. Cada viga tem 22 metros de comprimento. Agora, será colocada a laje e feita a pavimentação asfáltica da ponte. A obra deve estar pronta antes do término da primeira quinzena de fevereiro. Antes disso, o GDF duplicou seis quilômetros da pista, que liga o Núcleo Bandeirante à EPTG.

    De acordo com o diretor do DER-DF, pela EPTG, EPNB e EPVP passam por cada uma delas uma média de 80 a 100 mil veículos em dias úteis. As intervenções e obras que estão sendo feitas nestes locais terão reflexo positivo no trânsito de todo o Distrito Federal.

 
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    EPNB

    Foto: Brito