Pela primeira vez GDF realizará estudo sobre a atividade turística da capital federal. Trabalho será realizado por meio de parceria com a UnB

" /> Pela primeira vez GDF realizará estudo sobre a atividade turística da capital federal. Trabalho será realizado por meio de parceria com a UnB

">

16/01/2012 às 03:00

Brasília terá mapeamento do setor de Turismo

Pela primeira vez GDF realizará estudo sobre a atividade turística da capital federal. Trabalho será realizado por meio de parceria com a UnB

Por

Da Secretaria de Turismo

O Governo do Distrito Federal (GDF) terá, pela primeira vez, dados concretos sobre a atividade turística de Brasília. Após realização de chamada pública, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-DF) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) assinaram contrato que firma parceria para a criação do chamado Observatório do Turismo. Com a formalização do termo, as ações começam a produzir resultados já neste semestre.

O Observatório tem como finalidade conhecer, em detalhes, as características que movimentam o setor de Turismo na capital federal. Para isso, serão realizadas pesquisas de demanda, indicadores, estudos de qualificação profissional, levantamento de dados econômicos e oportunidades de negócios, além do inventário turístico do DF e de índices de gestão.

“É uma oportunidade inédita, na qual poderemos trabalhar o Turismo a partir de dados concretos. Até esta gestão, o que se fazia era trabalhar conforme a intuição de mercado. Agora poderemos planejar com antecedência aquilo que queremos para o setor na nossa cidade”, explicou o secretário-adjunto de Turismo do DF, Geraldo Bentes.

Inventário – De acordo com o secretário, a parceria pode ser considerada um marco na história do DF, uma vez que a apuração dos dados permitirá uma administração estratégica, “onde a prioridade será a ação”, completou.

A gestão do Observatório ficará a cargo da Setur e será compartilhada no âmbito do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur). Para a subsecretária de Políticas de Turismo, Ariádne Bittencourt, a prioridade do trabalho é a realização do primeiro inventário turístico do DF. “Vamos pesquisar as potencialidades que temos e, só assim, determinar para onde irão os investimentos, tanto em orçamento quanto em publicidade e monitoramento”, explicou.

Mapeamento – Outro ponto importante, que será possível com a parceria, é o levantamento do perfil de quem visita Brasília. O mapeamento das principais características dos visitantes tem o objetivo de levar o GDF e o segmento de Turismo a propor novos roteiros, direcionar pacotes e subsidiar a atuação da rede hoteleira, gastronômica e outros setores ligados à atividade turística.

A parceria com o CET/UnB foi realizada por meio de chamamento público. Para a concretização do Observatório do Turismo, por exemplo, cerca de cinco instituições, de Brasília e de outras regiões, se candidataram. O processo foi amplamente divulgado pela Setur-DF ao logo do último semestre e acompanhado pelos órgãos competentes.