Pela primeira vez, Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília oferece programação fora de Brasília. Gama, Taguatinga e Sobradinho são as cidades escolhidas

" /> Pela primeira vez, Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília oferece programação fora de Brasília. Gama, Taguatinga e Sobradinho são as cidades escolhidas

">

18/01/2012 às 03:00

Civebra descentraliza shows

Pela primeira vez, Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília oferece programação fora de Brasília. Gama, Taguatinga e Sobradinho são as cidades escolhidas

Por

Carlos Rezende, da Agência Brasília

Gama, Taguatinga e Sobradinho são as primeiras cidades do Distrito Federal (DF) incluídas na programação do Curso Internacional de Verão (Civebra) da Escola de Música de Brasília (EMB), que está em sua 34º edição. A iniciativa tem como objetivo expandir cursos, workshops e concertos do Civebra para fora do Plano Piloto. Este ano, estão previstas três apresentações musicais, como a realizada hoje (18), com o renomado baixista Itiberê Zwarg e seus alunos, no Shopping do Gama. Amanhã é a vez de Taguatinga e, na sexta-feira, de Sobradinho.
 
O Civebra é realizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio de parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura e a EMB. De acordo com a secretária adjunta de Educação do DF, Maria Luiza Fonseca do Valle, foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões na edição deste ano. “O evento é de grande importância para a música, no Brasil e no exterior. Mas a grande novidade desta edição é a descentralização das atividades nas regiões administrativas, o que levará o Civebra para mais perto dos alunos da rede pública de educação”, disse.
 
De acordo com o diretor da EMB, Ataíde Mattos, o projeto de descentralização das atividades nas várias cidades do DF facilitará o acesso do público aos espetáculos. “Nas próximas edições, também pretendemos levar aulas e workshops ministrados por professores de renome internacional para essas cidades. A intenção é não deixar o evento restrito apenas ao Plano Piloto’’, destacou.
 
Programação – Os alunos de Práticas de Conjunto Popular, do professor Itiberê Zwarg, animam hoje o público do Shopping do Gama. Amanhã (19), às 20h, no Teatro da Praça, em Taguatinga, tocam no Civebra os músicos da Big Band. Na sexta-feira (20), às 19h, é a vez de Sobradinho receber a Orquestra de Violões, comandada por Alessandro Borges, e a audição dos alunos de Percussão Popular, com Eder “O” Rocha. O evento ocorre no Teatro de Sobradinho.
 
Veja aqui sobre o que trata cada espetáculo:
 
Gama – Homenagem aos Netos dos Candangos é o nome da apresentação preparada pelo arranjador e regente Itiberê Zwarg para os 25 alunos de Práticas de Conjunto Popular. A obra musical tem três partes, a serem executadas durante o show no Shopping do Gama. Os alunos vivenciaram o processo de criação e, segundo contou o compositor, “todos aprenderam a canção totalmente de ouvido, são arranjadores em potencial”.
 
Taguatinga – A Big Band aposta em música brasileira e jazz para divertir a plateia de Taguatinga. Composições de Gilberto Gil e João Donato, que estão programadas para o show, ganham novos arranjos do regente Ademir Júnior. No repertório, também estão incluídas Giant Steps, do saxofonista John Coltrane, e Song for Bilbao, do guitarrista Pat Metheny.
 
Sobradinho – A Orquestra de Violões traz um programa variado, que passa pela música popular brasileira de Milton Nascimento (Cravo e Canela) e a música clássica de Antonio Vivaldi (Concerto em Ré Maior). Já o show de Percussão Popular, comandado pelo professor Eder “O” Rocha, apresenta um trabalho de percussão regional, com referências ao maracatu, ao coco rural e à música afro-brasileira de candomblé, misturada ao maracatu de baque virado. Sete alunos do instrumento, além de três do canto popular, participarão da apresentação de músicas tradicionais.