Obras terão início assim que a temporada de chuvas chegar ao fim. Ao todo, 12 cidades contarão com o espaço ainda neste ano. Investimento é de R$ 66 milhões

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18/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

DF terá mais 235 km de ciclovias

Obras terão início assim que a temporada de chuvas chegar ao fim. Ao todo, 12 cidades contarão com o espaço ainda neste ano. Investimento é de R$ 66 milhões

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    Renato Ferreira, da Agência Brasília

    O Governo do Distrito Federal (GDF) vai construir 235 quilômetros de ciclovias em 12 cidades do Distrito Federal em 2012. A intenção é que cada vez mais brasilienses utilizem a bicicleta como meio de transporte para suas atividades diárias. O investimento na ação é de R$ 66 milhões.
     
    As ciclovias serão construídas, em uma primeira fase, no Plano Piloto – Asas Sul e Norte, Eixo Monumental, campus da Universidade de Brasília (UnB) e Setor Militar Urbano (SMU) – Lago Sul, Taguatinga, Ceilândia, Guará, Paranoá, Samambaia, Gama, Águas Claras e Arniqueiras.
     
    A previsão é de que, após iniciadas, as obras sejam finalizadas em até 180 dias. Após essa primeira fase, serão construídas as ciclovias do Riacho Fundo II e do Park Way. As obras das outras cidades do DF serão realizadas após a conclusão dos trabalhos no Park Way.
     
    O GDF também está estudando a construção de bicicletários em prédios públicos e áreas comerciais do Distrito Federal. Os detalhes sobre o assunto estão sendo debatidos pelas secretarias de Governo (Segov) e de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab).
     
    Reestruturação – Os espaços exclusivos para as bicicletas fazem parte da reestruturação do sistema de transporte público do DF, promovido pelo governador Agnelo Queiroz desde o início de sua gestão. “Vamos incentivar o uso da bicicleta pela população para diminuir o excesso de veículos nas ruas”, afirmou o diretor de Urbanização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Erinaldo Sales.
     
    De acordo com ele, as ciclovias serão integradas às linhas de metrô e de ônibus coletivo. “Nos vagões do metrô, por exemplo, já existem espaços para transporte de bicicletas. O objetivo é promover uma ligação entre as ciclovias e o sistema de transporte público para que o cidadão possa transitar pelo DF sem precisar utilizar o seu carro com tanta frequência, como ocorre hoje”, explicou Sales.
     
    Para tanto, as ciclovias serão erguidas em áreas estratégicas. No Plano Piloto, por exemplo, serão instaladas nas avenidas L1, L2, L4, W1 e W4, entre outros locais.
     
    Mais ações – As ciclovias se somam a uma série de medidas tomadas pelo GDF nos últimos meses no sentido de melhorar o trânsito do Distrito Federal. Uma delas foi a criação de um corredor exclusivo para ônibus na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), no final do mês passado.
     
    Em menos de 20 dias de uso da faixa exclusiva, o tempo de viagem dos usuários que utilizam ônibus na região diminuiu sensivelmente. A estudante Amanda de Moura, 17 anos, disse à AGÊNCIA BRASÍLIA  ter reduzido em 30 minutos o tempo médio de deslocamento entre o Riacho Fundo e a área central do Plano Piloto nos trajetos de ida e volta. Além disso, em breve, a faixa exclusiva da EPNB poderá ser utilizada por táxis e vans de transporte escolar.
     
    Pardais e sinalização – Outras ações no setor de Transporte também estão sendo realizadas na Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), onde o GDF tem feito intervenções desde a primeira semana do mês. Entre as mudanças estão a instalação de pardais, de sinalização vertical e horizontal e o monitoramento do trânsito 24 horas por equipes do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Militar.
     
    A melhoria do sistema de transporte público e do tráfego em todo o Distrito Federal é uma das ações prioritárias do governador Agnelo Queiroz. Com as medidas que estão sendo tomadas, o GDF espera deixar um legado eficiente e útil para a população brasiliense no setor.

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    Foto: Brito