Com música de Adriana Calcanhotto e Eduardo Moscovis no elenco, espetáculo O Menino que Vendia Palavras tem duas sessões gratuitas hoje (19). Peça faz parte do 1º FestiArte

" /> Com música de Adriana Calcanhotto e Eduardo Moscovis no elenco, espetáculo O Menino que Vendia Palavras tem duas sessões gratuitas hoje (19). Peça faz parte do 1º FestiArte

">

19/01/2012 às 03:00

Teatro infantil na sala Martins Pena

Com música de Adriana Calcanhotto e Eduardo Moscovis no elenco, espetáculo O Menino que Vendia Palavras tem duas sessões gratuitas hoje (19). Peça faz parte do 1º FestiArte

Por

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O espetáculo O Menino que Vendia Palavras estreou com casa cheia na noite desta quarta-feira (18), na sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Outras duas sessões estão marcadas para esta quinta (19): a primeira às 16h e a segunda às 19h. A peça se baseia na obra homônima de Ignácio de Loyola Brandão e é destinada a todas as idades. A entrada é franca (retirada de ingressos para as duas sessões a partir das 14h).

O texto conta a história de um menino (Pablo Sanábio) e seus amigos, ávidos por conhecer o significado das palavras. Quem tem as respostas é o pai dele (Eduardo Moscovis), um homem culto, o que o deixa bastante orgulhoso. Se os amigos do menino querem saber o significado de alguma palavra, é ao pai dele que sempre recorrem. A curiosidade das crianças é tão grande que o menino logo percebe e começa a negociar o significado das palavras.

Tudo se passa na grande biblioteca do pai do menino, que parece ter sido tirada dos próprios livros de história. Durante o espetáculo, o público é instigado a perguntar o significado de algumas palavras e, no final, é convidado a subir ao palco, que se transforma numa grande sala de leitura.

A versão original rendeu ao autor o prêmio Jabuti 2008 de melhor livro de ficção. Para escrevê-la, o jornalista Ignácio de Loyola Brandão se inspirou em sua própria infância, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, nos anos 40. Seu pai, assim como o pai do personagem do livro, era um apaixonado pelas palavras, que conseguiu formar uma biblioteca com mais de 500 volumes. Segundo Ignácio conta, foi o pai quem o incentivou a ler desde que foi alfabetizado. E mais: ele mesmo chegou a trocar com seus colegas de classe palavras por bolinhas de gude e figurinhas.

O espetáculo já percorreu cidades como São Paulo e Porto Alegre e foi eleito como um dos melhores infantis de 2011 pelo jornal Folha de S.Paulo. A direção é de Cristina Moura e a dramaturgia, de Pedro Brício. No elenco, Eduardo Moscovis, Pablo Sanábio, Letícia Colin, Renato Linhares, Luciana Fróes e Raquel Rocha. Trilha sonora de Domenico Lancelotti e Pedro Sá, com participação de Adriana Calcanhotto, com seu projeto Partimpim.

SERVIÇO

1º Festival Internacional de Arte de Brasília

O Menino que Vendia Palavras

19 de janeiro de 2012

Às 16h e às 19h

Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Entrada franca (retirada de ingressos para as duas sessões a partir das 14h)

Classificação: livre

www.festiarte2012.blogspot.com