DFTrans moderniza serviço de bilhetagem automática e beneficia 7 mil estudantes do DF que moram em regiões agrícolas

" /> DFTrans moderniza serviço de bilhetagem automática e beneficia 7 mil estudantes do DF que moram em regiões agrícolas

">

20/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

Passe Livre nas áreas rurais

DFTrans moderniza serviço de bilhetagem automática e beneficia 7 mil estudantes do DF que moram em regiões agrícolas

Por

Do DFTrans

A autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) amplia, a partir deste sábado (21),  o programa Passe Livre Estudantil (PLE) nas áreas rurais do DF, em solenidade oficial às 10h30 no Edifício Varanda Shopping – próximo à Feira Modelo, em Sobradinho. A ampliação traz como novidade a chamada recarga embarcada, sistema que permite aos estudantes usuários do passe carregar o cartão nos próprios ônibus das linhas em que estejam cadastrados. A expectativa é de que o novo serviço beneficie, de início, sete mil alunos.

Conforme informações do DFTrans, o equipamento que propicia a recarga ao mesmo tempo valida a passagem, libera a catraca do ônibus para permitir o acesso dos estudantes e faz a carga automática, possibilitando mais facilidades no uso do passe livre. A medida faz parte de um conjunto de modernizações a serem implantadas pela autarquia a todos os usuários do Passe Livre Estudantil.

Frota – Existem, no Distrito Federal, hoje, 83 veículos – entre ônibus e micro-ônibus – que passarão a operar em 71 linhas rurais com os validadores. A ampliação do sistema nas áreas rurais do DF atende diretriz estabelecida na instrução nº 130, publicada no Diário Oficial do DF, no dia 25 de julho de 2011, que instituiu a bilhetagem automática no transporte rural de Brasília.