Com dedicação e cuidados constantes, bombeiros são responsáveis por vistorias, trabalhos de manutenção e socorro de servidores e visitantes do Governo do Distrito Federal

" /> Com dedicação e cuidados constantes, bombeiros são responsáveis por vistorias, trabalhos de manutenção e socorro de servidores e visitantes do Governo do Distrito Federal

">

24/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Os anjos do Anexo do Buriti

Com dedicação e cuidados constantes, bombeiros são responsáveis por vistorias, trabalhos de manutenção e socorro de servidores e visitantes do Governo do Distrito Federal

Por

    Da Redação, com informações da Seplan

    As mais de três mil pessoas que transitam pelo Edifício Anexo do Palácio do Buriti todos os dias muitas vezes não percebem que suas vidas e a segurança das instalações por onde passam são motivo de cuidado e atenção constantes por parte de um grupo especial. Trata-se de 20 bombeiros civis, conhecidos como “os homens que vestem uniforme azul”. Eles são responsáveis por atividades que vão de rondas – para verificar se há alguma anomalia nos equipamentos de segurança (como extintores e hidrantes) do prédio, passando pela conferência de objetos e mesas que possam dificultar a passagem em casos de emergência, ao socorro de quem se sente mal e precisa de atendimento.
     
    O grupo que integra a brigada do Anexo é composto por profissionais especialmente capacitados para atuar de forma preventiva no combate a incêndios, conforme regulamenta a Lei Federal nº. 11.901/200. Também possui treinamento para realizar serviços de primeiros socorros às vítimas de acidentes de trabalho e de trânsito e problemas de saúde, entre outras formas de salvamento e atendimento.
     
    Seriedade – Prova desse bom êxito é o balanço do trabalho realizado pela equipe no ano de 2011. Ao longo do período, foram realizados mais de mil atendimentos a servidores que sentiram algum mal-estar, seja por uma simples indisposição ou casos mais graves, como pressão alta, suspeita de infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
     
    Outro destaque do trabalho realizado pelo grupo tem sido os atendimentos a pessoas que precisam de ajuda nos arredores do edifício. Segundo o sargento Pessoa de Melo, chefe de equipe e bombeiro militar da reserva, já houve casos em que foi necessário prestar os primeiros socorros a vítimas de acidente nas vias localizadas em frente ao prédio. “Não podemos deixar de prestar atendimento a quem precisa até a chegada dos paramédicos”, explicou Pessoa, acrescentando que a brigada utiliza o mesmo lema do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF): “Vidas alheias, riquezas salvar”.
     
    Zelo e preparo técnico – O servidor Wladimir Campelo, da Secretaria de Planejamento e Orçamento, que se acidentou no telhado do restaurante, e a advogada Sueli Casella, que teve um mal súbito com fortes dores, foram algumas das pessoas socorridas pelos bombeiros. Elas ressaltaram o zelo, humanidade e preparo técnico observados entre os profissionais. “Apesar do susto, os bombeiros me passaram muita calma e segurança enquanto realizavam os procedimentos. Fiz questão de enviar uma carta para agradecer-lhes pelo atendimento prestado”, destacou Sueli Casella.
     
    Quem também elogiou o trabalho realizado foi o diretor de Administração do edifício, Rafael Cavalcante. “Fico tranquilo em saber que sempre há alguém circulando nos andares do anexo do Palácio do Buriti para verificar a existência de possíveis vazamentos, problemas com a rede elétrica ou até mesmo algum equipamento esquecido, entre outros imprevistos que podem surgir”, enfatizou o diretor.
     
    Dicas – Quando o assunto é prevenção, todos os bombeiros civis das duas equipes que compõem a brigada são unânimes em suas dicas de segurança. De acordo com o grupo, sempre que for dada ordem de abandono do prédio, os servidores devem imediatamente, sem desespero ou pressa, obedecer e seguir as instruções, mesmo que precisem deixar para trás objetos ou trabalhos não finalizados.
     
    Outra dica importante é o alerta para que as pessoas não coloquem as mãos para tentar abrir as portas dos elevadores quando estiverem fechando. Eles também chamam a atenção para que se verifique sempre se o elevador realmente encontra-se no andar após abertura das portas.
     
    Vale lembrar que se uma pessoa verificar algo estranho ou diferente, por mais insignificante que pareça ser, deve comunicar imediatamente à brigada ou à Administração do edifício.
     
    Serviço
     
    – São duas equipes de 10 bombeiros civis, entre homens e mulheres, em atuação no Anexo do Palácio do Buriti.
     
    – As bases da Brigada de Bombeiros ficam localizadas no Térreo, 7º e 16º andares.
     
    – Contatos: Ramais 6244 / 6245 ou pelo telefone: 3961.1646.

    00019352

    Foto: Pedro Ventura