GDF anuncia acesso ao cartão magnético para estudantes que vivem em áreas rurais. Medida vai beneficiar sete mil estudantes

" /> GDF anuncia acesso ao cartão magnético para estudantes que vivem em áreas rurais. Medida vai beneficiar sete mil estudantes

">

25/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Passe Livre rural

GDF anuncia acesso ao cartão magnético para estudantes que vivem em áreas rurais. Medida vai beneficiar sete mil estudantes

Por

    Renato Ferreira, da Agência Brasília

    Como continuidade às ações para melhorar o sistema de transporte público, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou na tarde desta quarta-feira (25) mudanças no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA). A partir de agora, estudantes das áreas rurais do DF terão acesso ao cartão magnético para pagar a condução no trajeto até a escola, como já acontece com os alunos da área urbana. A medida vai beneficiar sete mil estudantes que ainda utilizavam vales-transporte de papel.

    Outra melhoria diz respeito à recarga embarcada para os alunos da área rural, que não precisarão ir até o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTRans) para recarregar o cartão magnético. A inserção de novos créditos será automática, feita pelo próprio equipamento instalado dentro do ônibus, à medida que a frequência do estudante for repassada ao DFTrans pelo seu colégio.

    Área rural – A recarga automática chegará primeiro aos alunos da área rural. Ao longo deste ano, será estendida para todo o Distrito Federal. A previsão é de que a iniciativa beneficie cerca de 120 mil estudantes da Rede Pública de Ensino do DF.

    “Um transporte eficiente significa mais qualidade de vida. É o que estamos pretendendo proporcionar aos nossos estudantes com a modernização no sistema de pagamento das passagens”, disse o diretor da DFTrans, Marco Antônio Campanella.

    Segundo ele, embora o anúncio tenha sido oficializado hoje, os cartões magnéticos já estão sendo entregues aos alunos. Sábado passado, tiveram acesso ao material estudantes que moram na região rural de Sobradinho. Neste sábado (28), será a vez dos que residem nas regiões rurais de Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia – para os moradores destas três cidades, o cadastramento será feito no posto da SBA, na C10, Lote 15, Loja 1, Taguatinga Centro.

    Trabalhadores – Trabalhadores e portadores de necessidades especiais das áreas rurais também terão acesso ao cartão magnético. Os interessados devem procurar a DFTrans para se informar sobre como retirar o documento.

    A novidade agradou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do DF, Esteniza Fernandes, para quem a bilhetagem eletrônica é uma modernização importante. “Tudo o que for feito no sentido de simplificar a vida de quem depende do transporte público é válido”, defendeu.

    Vias Expressas – Também com relação ao trânsito, Campanella avisou nesta quarta que os órgãos de fiscalização vão multar, a partir do dia 13 de fevereiro, quem desrespeitar a faixa exclusiva para ônibus na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Ele disse que veículos de transporte escolar e táxis serão autorizados a transitar pela via.

    Já sobre a Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG), o diretor da DFTrans informou que a via também terá um corredor exclusivo para ônibus. “Mas será diferente do corredor da EPNB. Vão circular apenas as linhas expressas, que não param para a descida ou entrada de passageiros durante a EPTG como, por exemplo, ônibus que vão de Taguatinga ao Plano Piloto direto”, explicou. Segundo ele, a faixa exclusiva na via começará a funcionar na próxima terça-feira, dia 31.

    00019456

    Foto: Brito