Nova unidade de distribuição de medicamentos para doenças crônicas trará mais conforto a moradores de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Brazlândia

" /> Nova unidade de distribuição de medicamentos para doenças crônicas trará mais conforto a moradores de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Brazlândia

">

27/01/2012 às 03:00

GDF inaugura segunda Farmácia Especializada

Nova unidade de distribuição de medicamentos para doenças crônicas trará mais conforto a moradores de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Brazlândia

Por

    Suzano Almeida, da Agência Brasília

    O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, inaugurou nesta sexta-feira a segunda Farmácia Ambulatorial Especializada do DF. Localizada na Praça do Cidadão, em Ceilândia, a nova unidade descentralizará o atendimento a pacientes com doenças crônicas que recebem do governo, de forma gratuita, medicamentos de alto custo e de uso prolongado.
     
    “A nova farmácia facilitará o acesso dos usuários aos medicamentos, já que esta região concentra a maior parte da população do DF”, destacou Agnelo Queiroz. “Agora, os moradores de Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas e Brazlândia, entre outros, não precisarão mais se dirigir à Estação do Metrô da 102 Sul cada vez que necessitarem buscar remédios ou renovar seus cadastros”, afirmou.
     
    De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, a descentralização trará dignidade aos cerca de 27 mil usuários cadastrados para receber os medicamentos. “O modelo descentralizado vai melhorar o atendimento de forma sensível, trazendo mais conforto aos pacientes”, afirmou. Além da nova Farmácia Especializada de Ceilândia, estão previstas novas unidades em várias cidades do DF: as próximas, em data ainda a ser definida, serão as de Sobradinho e do Gama.
     
    A estimativa da Secretaria de Saúde é de que, em três meses, sejam transferidos para a unidade de Ceilândia cerca de 8 mil usuários que vinham sendo atendidos na unidade da Asa Sul. A mudança será gradativa, já que a nova farmácia está atualmente recebendo cadastros de pacientes, bem como dos moradores de Ceilândia e proximidades que tiveram a autorização para receber o medicamento renovada em janeiro.
     
    Um deles é a dona de casa Ana Isaura Barros, moradora de Águas Claras, que sofre de esclerose múltipla há seis anos. “O meu medicamento é importado e muito caro, não tenho condições de pagar por ele. Essa farmácia, além de ser mais próxima, já me fornece o remédio”, conta Ana Isaura, com o medicamento em mãos.
     
    Novo cadastro – Os usuários que já são atendidos na unidade da Asa Sul deverão aguardar o vencimento da Autorização de Procedimento da Alta Complexidade (Apac) do seu remédio para então realizar a renovação na Unidade de Ceilândia. Enquanto as Apacs estiverem válidas, o medicamento continuará a ser distribuído na unidade da 102 Sul.
     
    Uma vez transferido ou cadastrado em Ceilândia, o usuário será atendido somente nessa unidade, salvo se mudar a residência para outra região não contemplada pela Farmácia Especializada. Assim, será sempre atendido na unidade em que está cadastrado.
     
    Estrutura – A unidade de Ceilândia possui dois prédios, sendo um para cadastramento e outro com salas de atendimento e 12 guichês para a entrega de medicamentos. A Farmácia contará com 10 farmacêuticos e 32 técnicos administrativos, que auxiliarão os usuários de diversas formas, como, por exemplo, instruindo-os sobre a melhor forma de ministrar os fármacos. A maioria desses servidores foi empossada no último ano pelo governador Agnelo Queiroz.
     
    O programa tem o apoio do Ministério da Saúde, que é responsável por parte dos medicamentos entregues de forma gratuita. Atualmente, o programa tem disponíveis 700 medicamentos. Qualquer pessoa com indicação clínica pode se cadastrar, independentemente da renda. Em geral, os pacientes são encaminhados pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
     
    Melhorias – A cidade de Ceilândia tem sido constantemente beneficiada pela atual gestão com ações de melhoria da saúde pública. Apenas no primeiro ano deste governo, o Hospital Regional da Ceilândia e os centros de saúde nºs 2 e 6 foram reformados, dando mais conforto e qualidade de atendimento para os moradores da cidade.

   00019584

    Foto: Roberto Barroso