Escolas do Grupo Especial do Carnaval do DF vão homenagear grandes artistas e temas da cultura popular. Desfiles serão realizados na terça-feira (21)

" /> Escolas do Grupo Especial do Carnaval do DF vão homenagear grandes artistas e temas da cultura popular. Desfiles serão realizados na terça-feira (21)

">

16/02/2012 às 03:00

Disputa acirrada no Ceilambódromo

Escolas do Grupo Especial do Carnaval do DF vão homenagear grandes artistas e temas da cultura popular. Desfiles serão realizados na terça-feira (21)

Por

Renato Ferreira, da Agência Brasília

Daqui a exatamente uma semana acontece o desfile do Grupo Especial das escolas de samba do Distrito Federal. Seis agremiações vão disputar o título de campeã do Carnaval do DF. Os enredos, que falam de Elis Regina, Cândido Portinari e dos 50 anos da Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, prometem emocionar quem for ao Ceilambódromo no próximo dia 21.

Trinta e uma vezes campeã do Carnaval do Distrito Federal, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) vai em busca do tricampeonato. Para levar mais um título, a escola aposta no tema “Portinari – as cores e as caras do Brasil”. “Este ano marca o cinquentenário da morte de Portinari. Para celebrar o fabuloso artista plástico e ícone do modernismo brasileiro, vamos contar alguns dos principais trechos de sua obra e de sua vida”, disse o presidente da Aruc, Moacyr de Oliveira.

Entre os momentos que serão retratados pela Aruc na avenida estão a infância de Portinari no interior de São Paulo, a formação na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e a sua candidatura ao Senado pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) em 1947, entre outros. Para saudar a vida e o trabalho do artista, a escola vai desfilar com cerca de 1,2 mil componentes, divididos em 18 alas e acompanhados por três carros alegóricos.

Elis – Já o Grêmio Recreativo Escola de Samba Capela Imperial, de Taguatinga, homenageará a cantora Elis Regina, falecida há 30 anos.  “Nosso carnaval será bonito, alegre. Espero que o enredo ‘Capela canta Elis e Elis encanta o Brasil’ possa nos levar longe”, afirmou a presidente da escola, Cíntia Aquino. No ano passado, a Capela foi a campeã do Grupo de Acesso. Para brigar pelo título do Grupo Especial neste carnaval, a escola desfilará com 850 integrantes, 16 alas e três carros alegóricos.

Representante do Plano Piloto, a Acadêmicos da Asa Norte vai celebrar os 50 anos da Universidade de Brasília (UnB). O enredo “Do Saber ao ouro: 50 anos de história da UnB!” será defendido no Ceilambódromo por 900 integrantes, divididos em 14 alas e acompanhados por três carros alegóricos.

Assim como nos últimos anos, a escola pretende fazer bonito novamente. “Em 2010, ganhamos o Grupo de Acesso. Ano passado, ficamos em terceiro no Grupo Especial. Em 2012, a expectativa é ser campeã”, declarou o diretor de Relações Públicas da agremiação, Alberto Alves.

China – No Grêmio Recreativo Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho, a homenageada será a China. Cerca de 800 componentes em 14 alas, além de quatro carros alegóricos, vão levar para a avenida o enredo “China – rompendo a muralha e abraçando o mundo”, que fala sobre a importância do país asiático e a influência de sua cultura em todo o mundo.

Vice-campeã em 2006 e 2007, a Bola Preta espera conquistar o título – que não vem desde 1988. Os integrantes da escola estão trabalhando a todo vapor nos últimos dias para que tudo saia certo no desfile. Nesta terça-feira, estavam sendo acertados os últimos detalhes das fantasias dos componentes.

Desfilando em casa, a Associação Recreativa Cultural Desportiva de Samba Águia Imperial de Ceilândia levará para a avenida o enredo “Brasil, 90 anos de modernismo”, apoiado por cerca de mil integrantes.

A Associação Desportiva e Cultural Mocidade do Gama, por sua vez, defenderá o tema “Rituais caiapó, o real que não é visto”. “A intenção é enaltecer a cultura brasileira e também falar um pouco sobre misticismo”, revelou a diretora de carnaval da Mocidade, Edilamar de Oliveira. A escola será representada por 850 integrantes em 14 alas e quatro carros alegóricos.

Campeã em 1987 e 2005, a Mocidade do Gama não tem grandes aspirações para este ano. Em função de recentes problemas financeiros, o objetivo é desfilar bem e se manter na elite. “Já seria uma grande vitória”, concluiu Edilamar.

Sequência – Os desfiles do Grupo Especial das escolas de samba do Distrito Federal acontecem na terça-feira de Carnaval, a partir das 19h30, no Ceilambódromo. A primeira agremiação a se apresentar será a Capela Imperial. Em seguida, vão desfilar Mocidade do Gama, Acadêmicos da Asa Norte, Aruc, Águia Imperial e Bola Preta. A apuração dos desfiles será na quarta-feira, 22, no próprio Ceilambódromo. A escola mais bem avaliada será declarada campeã pelos jurados. A sexta colocada será rebaixada para o Grupo de Acesso em 2013.

Serviço
 
Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial ocorrem na terça-feira, dia 21. Confira a ordem das escolas que vão passar pelo Ceilambódromo: 
 
– Grêmio Recreativo Escola de Samba Capela Imperial – 19h30
 
– Associação Desportiva e Cultural Mocidade do Gama – 20h45
 
– Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da Asa Norte – 22h00
 
– Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro – 23h15
 
– Associação Recreativa Cultural Desportiva Escola de Samba Águia Imperial de Ceilândia – 0h30
 
– Grêmio Recreativo Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho – 1h30

00021020