GDF formalizou hoje (16), por meio da Codeplan, contrato com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de concurso que vai escolher novo projeto para as passagens do Plano Piloto. Arquitetos de todo o país poderão concorrer

" /> GDF formalizou hoje (16), por meio da Codeplan, contrato com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de concurso que vai escolher novo projeto para as passagens do Plano Piloto. Arquitetos de todo o país poderão concorrer

">

16/02/2012 às 03:00

Projeto urbanístico para passagens subterrâneas

GDF formalizou hoje (16), por meio da Codeplan, contrato com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de concurso que vai escolher novo projeto para as passagens do Plano Piloto. Arquitetos de todo o país poderão concorrer

Por

Hylda Cavalcanti, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal deu a largada definitiva para a revitalização urbanística das 16 passagens subterrâneas localizadas no Plano Piloto. A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) formalizou, nesta quinta-feira (16), a abertura de concurso nacional para o projeto urbanístico dessas áreas, a ser apresentado por arquitetos e escritórios de arquitetura de todo o país. O contrato foi assinado entre a Codeplan e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), entidade que está organizando a seleção.
 
O concurso retoma a prática que marcou a própria criação da capital federal, já que o seu traçado, de autoria do urbanista Lúcio Costa, foi selecionado em meio a vários projetos por meio de prática semelhante. Marca também, segundo a diretora-presidente da Codeplan, Ivelise Longhi, a atual política do GDF de retomar discussões sobre a questão urbanística da cidade a partir de debates mais amplos e democráticos, que passem pelo planejamento das ações de forma estratégica.
 
A premissa básica do concurso será melhorar o traçado urbano das passagens de forma a permitir aos moradores de Brasília mais segurança, qualidade de vida e proximidade a postos de serviços e comércios, melhorando a funcionalidade da cidade. Tanto é que, embora inicialmente possam ser entregues como estudo preliminar, esses projetos terão que levar em conta situações como topografia, proximidade dos prédios residenciais e comerciais, acessibilidade para todas as pessoas (incluindo quem possuir necessidades especiais), oferecimento de espaços para instalação de lojas e postos de serviço do governo nas próprias passagens subterrâneas, além de facilidades para estacionamento no subsolo em áreas anexas. Os projetos também deverão ser compatíveis com as regras ambientais vigentes no DF.
 
O edital será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) no dia 27 de fevereiro. O resultado do concurso sairá em 21 de abril, data de aniversário de Brasília. A comissão julgadora será formada por cinco renomados profissionais indicados pelo IAB e pelo GDF. Após o resultado, o vencedor deverá detalhar todas as passagens a partir do projeto inicial e terá prazo de até 90 dias para a elaboração do projeto completo.
 
Para o presidente nacional do IAB, Gilson Paranhos, a decisão do GDF de realizar a revitalização desta forma tem tudo a ver com Brasília enquanto patrimônio histórico, já que se trata de uma cidade com traçado diferente de todas as outras. “Certamente o projeto urbanístico dessas passagens será o melhor”, destacou.  
 
Paranhos ressaltou que ainda são poucos os concursos desse tipo realizados no Brasil e fez uma comparação com outros países. No ano passado, por exemplo, foram realizados mais de 1,2 mil concursos desse tipo na França, enquanto no Brasil foram observados somente 16.
 
Segurança – Outra questão importante que será levada em conta no projeto urbanístico é a segurança das passagens. De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Codeplan, Wandermilson de Azevedo, a forma como o projeto será definido terá esse critério como uma das prioridades. O diretor lembrou que as passarelas já passam por um trabalho de fiscalização por parte do GDF, inclusive de monitoramento policial. Tudo com o objetivo de permitir maior tranquilidade para os transeuntes. “Os projetos vão dotar cada passarela de infraestrutura que deixará as pessoas mais seguras na hora de utilizar esses locais. Também incentivará a população a utilizar cada vez mais esses acessos, que possibilitam facilidade de locomoção entre as quadras”, afirmou.
 
O vice-presidente do IAB do Distrito Federal, André Bello – que representou o presidente Paulo Henrique Paranhos de Paula e Silva (em viagem ao exterior) – destacou também que a entidade apoia o concurso desde o primeiro momento e ressaltou que o projeto vai contribuir para melhorar a vida da população do DF como um todo.
 
Trabalho já iniciado – Desde o dia 16 de janeiro, as passagens subterrâneas do Eixo Rodoviário Norte-Sul (Eixão) têm sido revitalizadas pelo GDF com serviços diários de lavagem e limpeza, além da presença de duplas de policiais no período das 7h às 19h. A iluminação também está sendo substituída.

00020255