Governador Agnelo Queiroz sancionou lei que obriga sistema público de saúde do DF a realizar implante de próteses mamárias para pacientes vítimas do câncer de mama

" /> Governador Agnelo Queiroz sancionou lei que obriga sistema público de saúde do DF a realizar implante de próteses mamárias para pacientes vítimas do câncer de mama

">

16/02/2012 às 03:00

Reconstrução de mama é lei no DF

Governador Agnelo Queiroz sancionou lei que obriga sistema público de saúde do DF a realizar implante de próteses mamárias para pacientes vítimas do câncer de mama

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) trouxe na edição desta quinta-feira (16) a sanção do governador Agnelo Queiroz à lei nº 4.761, que torna obrigatória a cirurgia reparadora de mama em casos de mutilação decorrente do tratamento de câncer. A lei vem ratificar outra federal, de 1998.
 
Apesar de a lei ter acabado de ser sancionada, desde o ano passado, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) vem realizando diversas ações e mutirões para que as mulheres que tenham passado pela perda da mama possam ter implantadas próteses que as permitam ter uma vida normal.
 
De acordo com o coordenador de Cirurgias Plásticas da SES-DF, Marcelo Gea, apenas em 2011 foram realizadas 165 cirurgias de implante de próteses mamárias. “Acreditamos que até o fim deste ano iremos acabar com as filas de espera para implantes mamários no Distrito Federal”, afirma.
 
De acordo com os dados da Secretaria, a média de cirurgias nos anos de 2009 e 2010 girou em torno de 70 procedimentos por ano. Estima-se que cerca de 120 mulheres estejam à espera da colocação de implantes.
 
Mutirão – Marcelo Gea adiantou que está previsto para a Semana da Mulher – entre os dias 5 e 9 de março – um mutirão para a reconstrução de cerca 50 mamas retiradas por conta do tratamento de câncer.
 
O coordenador de Cirurgia Plástica afirma que o GDF também estuda a reconstrução das mamas retiradas, em decorrência de câncer, já no ato da remoção. Ele explica que o procedimento é possível em casos em que a doença esteja em estágio inicial.
 
“Na última semana, uma cirurgia como essa foi realizada no Hospital Regional de Samambaia. O problema é que para a realização desse procedimento são necessárias duas equipes. Uma para a retirada do câncer a outra para realizar a reconstrução da mama e reunir todos os profissionais é mais complicado”, explica Marcelo Gea.
 
Em casos de mutilação, a cirurgia é realizada gratuitamente na rede pública de saúde do DF. As próteses são fornecidas pelo próprio Sistema Único de Saúde, que supervisiona a qualidade do material.