Governador em exercício acompanhou neste sábado (18) velório e missa de corpo presente do ex-presidente do STF e ex-senador do DF. Tadeu Filippelli destacou as qualidades de Corrêa, a quem chamou de “grande defensor de Brasília”

" /> Governador em exercício acompanhou neste sábado (18) velório e missa de corpo presente do ex-presidente do STF e ex-senador do DF. Tadeu Filippelli destacou as qualidades de Corrêa, a quem chamou de “grande defensor de Brasília”

">

18/02/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Última homenagem a Maurício Corrêa

Governador em exercício acompanhou neste sábado (18) velório e missa de corpo presente do ex-presidente do STF e ex-senador do DF. Tadeu Filippelli destacou as qualidades de Corrêa, a quem chamou de “grande defensor de Brasília”

Por

Hylda Cavalcanti, da Agência Brasília

O governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, acompanhou neste sábado (18) o velório e a missa de corpo presente do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-senador do DF, Maurício Corrêa, e enalteceu as qualidades do ex-senador, a quem chamou de “grande defensor de Brasília em todos os momentos”. O governador em exercício representou o Executivo local na solenidade, que contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre ministros, parlamentares e demais autoridades dos três poderes da República.
 
Segundo enfatizou o governador em exercício, a vida pública de Maurício Corrêa sempre foi marcada pela correção e clareza de ideias. “Ele se destacou na luta pela redemocratização do país e, posteriormente, na luta para que Brasília tivesse representatividade política. Foi uma pessoa que, ao longo da vida, sempre teve comportamento exemplar. Nunca se submeteu a qualquer gesto que representasse uma violência contra o que pensava. Sempre teve uma postura respeitosa, digna e ética”, ressaltou.
 
Luto oficial – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, determinou que fosse decretado luto oficial de três dias no DF. Em nota de pesar, o governador afirmou que Maurício Corrêa era um grande amigo, que teve papel de destaque na história política do Distrito Federal e do país. O governador também destacou a atuação combativa de Corrêa na luta contra a ditadura e pela consolidação da democracia brasileira. “Foi, e sempre será, exemplo na defesa dos princípios éticos e democráticos”, acentuou.

“Esse mineiro foi também um grande brasiliense, representou nossa capital à altura no cenário nacional. Com muita honra tive Maurício Corrêa como integrante do Conselho de Governo que criei no DF. Transmito minha solidariedade a todos os familiares e amigos”, reiterou Agnelo Queiroz.

Carreira iniciada em Brasília – Falecido na sexta-feira (17) após uma parada cardiorrespiratória, Maurício Corrêa tinha 77 anos. Na última segunda-feira (13), o ministro foi submetido a um implante de marcapasso cardíaco e se recuperava em casa. Corrêa nasceu em São João do Manhuaçu (MG) e aos 26 anos tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Minas Gerais. Mas sua caminhada jurídica se iniciou, efetivamente, um ano depois de formado, em 1961 – quando montou em Brasília um escritório especializado em Direito Comercial e Direito Civil e começou a advogar.
 
Ao longo da carreira, foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – entidade que depois presidiu por quatro mandatos –, senador constituinte pelo Distrito Federal, ministro da Justiça no governo Itamar Franco e, posteriormente, ministro e presidente do STF até 2004 – quando atingiu a idade limite para permanência no tribunal.
 
Militância – Maurício Corrêa também militou durante muitos anos no PDT e é considerado personagem fundamental na política brasiliense. Além de ter ocupado uma carreira no Senado pelo Distrito Federal, foi candidato a governador do DF em 1990. Durante seu velório, diversos personagens da vida política de Brasília e do Brasil estiveram no local para dar um último adeus ao jurista e político.
 
“Foi uma vida calcada na retidão e dignidade de princípios”, completou o governador em exercício Tadeu Filipelli, sobre Corrêa. O sepultamento do ex-senador e ex-presidente do STF foi realizado pouco depois das 17h, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

00021286