27/02/2012 às 03:00

Alfabetização para idosos

Parceria da Secretaria do Idoso com a Polícia Militar estimula alfabetização de cidadãos com mais de 65 anos. Hoje, 66 novos estudantes participaram da aula inaugural em Sobradinho

Por

Da Redação, com informações da Secretaria do Idoso

Nesta segunda-feira, 66 pessoas com mais de 65 anos retornaram aos bancos escolares, em Sobradinho. Os novos estudantes assistiram à aula inaugural do curso de alfabetização do Projeto de Educação para a Cidadania e Segurança (Educs). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal e a Polícia Militar.
 
As aulas – que serão ministradas no 13° Batalhão da PMDF – não se limitam à alfabetização. Também incluem palestras para atualização dos cidadãos. Os temas são variados, como especialização para o trabalho, prevenção à dependência química, violência familiar, liderança comunitária e atuação de associações de bairro.
 
A Secretaria do Idoso doou o material didático que será utilizado e encaminhou às aulas os idosos que participam de seus diversos programas. O secretário do Idoso, Ricardo Quirino, assistiu à primeira aula no Teatro Sobradinho. Também estavam a administradora Regional, Maria América; a secretária da Mulher, Olgamir Amâncio, e o coordenador do projeto, sargento Clayton Vaz Cardoso.
 
“A preocupação da Secretaria do Idoso é levar educação para as pessoas que se dedicaram à formação dos filhos e por este motivo não tiveram oportunidade de serem alfabetizados. Então, a Secretaria abraçou o projeto Educs, e onde ele estiver, nós estaremos juntos”, afirmou Ricardo Quirino.
 
O secretário sabia o que estava dizendo. A aluna Davina Teodora de Souza, de 66 anos, aprovou a realização do projeto Educs. “Já criei meus dez filhos e não pude ir para escola, agora aproveito esta oportunidade e vou até o fim nesse curso de alfabetização”, disse ela.
 
Essa será a primeira etapa do Educs em Sobradinho. Mas a PM já apoia cursos de alfabetização em Ceilândia, onde as aulas de 180 alunos também começaram hoje. Desses, 80% são idosos.

00021980