28/02/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Hora de acertar as contas com o Leão

A expectativa é de que 645 mil contribuintes do DF deverão declarar imposto de renda em 2012. Bancos disponibilizarão dados por cartas e pelos serviços de internet banking

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

Começa nesta quinta-feira (1º) o prazo para que os contribuintes de todo o país enviem suas declarações de renda à Receita Federal. No Distrito Federal, a expectativa é de que 645 mil contribuintes apresentem suas contas ao Leão. A partir desta semana, os bancos deverão iniciar o envio de correspondências, via Correios, aos seus clientes com os valores e dados para serem inseridos na declaração deste ano. Eles também disponibilizarão eletronicamente os extratos de rendimento dos seus clientes.
 
Para realizar a declaração, o contribuinte deverá entrar na página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e fazer o download do programa que permite a ação. Até a meia-noite de 1º de março, o programa permitirá somente que sejam feitas simulações e confirmação de dados.
 
O período para entrega da declaração se estende até 30 de março, às 23h59. Após este prazo, o contribuinte passa a pagar multa, estipulada no mínimo de R$ 165,74 até a margem de 20% do valor total da declaração de imposto de renda.

Via internet – O Banco de Brasília (BRB) disponibilizará aos seus clientes os comprovantes de rendimentos por meio do serviço de internet banking. Terão acesso a esse serviço somente aqueles que cadastraram uma senha com a gerência do banco. Os clientes ainda terão como alternativa solicitar diretamente à gerência do banco os extratos de movimentação bancária. De acordo com a assessoria do BRB, não será enviada aos clientes, via Correios, a relação de rendimentos.
 
O Banco do Brasil (BB) informou que, os clientes que acessaram o serviço online do banco (Ambiente Seguro) nos últimos 90 dias, receberão apenas a forma eletrônica. Esses clientes serão informados por meio de oferta ativa nos terminais de autoatendimento, mensagem na Caixa Postal Privativa e Segura e banner no ambiente seguro do portal BB.
 
Caso o cliente tenha mais de uma conta no Banco do Brasil, ele receberá apenas a versão eletrônica da conta acessada pela internet. As demais terão os extratos enviados via Correios.

A Caixa Econômica Federal fará procedimento parecido, disponibilizando os extratos de forma eletrônica, mas mantendo o envio dos rendimentos dos clientes por correspondência.
 
Poucas mudanças – O programa que receberá as declarações de Imposto de Renda sofreu poucas mudanças. A mais significativa delas é a opção sobre a forma de declaração: simplificada ou completa. Ao preencher a declaração o programa automaticamente informará qual o formato da mesma. A linha do tempo – muito elogiada por facilitar a visualização do processo de preenchimento dos dados – continua.

Cuidados – O delegado da Receita Federal do Distrito Federal, Joel Miyazaki, aconselha que os contribuintes tenham cuidado ao realizar suas declarações via internet. Para evitar problemas com vírus e hackers, os declarantes devem evitar e-mails que trazem mensagem, como “clique aqui para receber informações sobre sua declaração” e outras abordagens similares.

O ideal é que o contribuinte utilize apenas os serviços de banknet. Eles possuem mecanismos que impedem o acesso de “piratas virtuais”.
 
Os clientes também podem se dirigir às agências onde possuem conta e solicitar pedido à gerência os dados que deverão ser declarados à Receita Federal.

00022028