O programa Mulheres na Construção, lançado nesta quarta-feira (29), tem o objetivo de inserir as mulheres em um setor crescente no Distrito Federal.

" /> O programa Mulheres na Construção, lançado nesta quarta-feira (29), tem o objetivo de inserir as mulheres em um setor crescente no Distrito Federal.

">

29/02/2012 às 03:00

Oportunidade na construção civil

O programa Mulheres na Construção, lançado nesta quarta-feira (29), tem o objetivo de inserir as mulheres em um setor crescente no Distrito Federal.

Por

Cinara Lima, da Agência Brasília

As mulheres do Distrito Federal terão uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Foi lançado na manhã desta quarta-feira (29), na Administração Regional de Taguatinga, o programa de qualificação profissional na área da construção civil Mulheres na Construção.
     
Por meio de uma parceria entre a Secretaria da Mulher (SEM – DF) e a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, o programa oferecerá cursos gratuitos de azulejista e pintora para mulheres que tenham o ensino fundamental completo ou incompleto e sejam maiores de 18 anos. O programa conta também com o apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB), Sindicato da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).
     
Para a secretária da Mulher do DF, Olgamir Amancia, o diferencial dos cursos é que eles superam o ensino técnico da profissão. Serão ministradas disciplinas como noções de cidadania, direitos da mulher, do trabalho, economia solidária e empreendedorismo.
     
Os cursos oferecerão ainda aulas de matemática, português aplicado, além dos conhecimentos técnicos de azulejista e pintora de obras.
     
A secretária ressalta ainda a habilidade natural das mulheres. “Temos detectado no DF que a mulher tem sido requisitada para desenvolver trabalhos de acabamento. Além disso, na visão delas, o mercado que era privativo dos homens será muito bem ocupado por nós mulheres”, reforçou Olgamir.
     
A moradora de Taguatinga, Irizaleide Brito, 42 anos, acredita que a iniciativa do governo abre as portas para mulheres que querem e precisam trabalhar. “Nós somos capacitadas para fazer qualquer  trabalho. Não são apenas os homens que podem atuar nesse setor. Muitas mulheres já se interessaram por essa área e nunca tiveram uma oportunidade. Esse mercado emprega muito no DF”, avalia Irizaleide que é diretora da Associação Nação Piauí.
     
Investimento- A Sudeco investiu cerca de R$ 1,1 milhão para realizar os cursos em Águas Lindas de Goiás e Samambaia. As moradoras de Samambaia, Recanto das Emas, Ceilândia e Cidade Estrutural serão priorizadas, mas o programa também atenderá as mulheres do entorno do Distrito Federal, como Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental.
     
Iara Rose de Araujo, 26 anos, moradora de Samambaia, já está com o formulário preenchido para se inscrever amanhã. Para ela, a oportunidade foi uma luz no fim do túnel.

“Nunca tinha pensado em trabalhar neste setor, pois achei que nunca seria capaz de retomar meus estudos, ainda mais em uma área profissionalizante. Com essa oportunidade vou mostrar que posso concorrer com os homens que trabalham no setor”, acredita Iara.
     
O Instituto Federal de Brasília (IFB) será o órgão responsável pela execução dos cursos. A meta é capacitar, neste ano, 440 alunas. Para o primeiro semestre deste ano foram disponibilizadas 200 vagas na unidade do IFB em Samambaia e 240 vagas para o segundo semestre de 2012.
     
Cada aluna receberá uma bolsa estudantil no valor de R$ 200, além do material didático, um conjunto de ferramentas e a camiseta do Programa.
     
Inscrições – As inscrições estarão abertas entre 1° e 5 de março, no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (SAIN – sobreloja – Ala Sul – Antiga Rodoferroviária), das 8h às 18h, e também na Rodoviária do Plano Piloto (Plataforma Inferior), das 9h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições também serão realizadas nos eventos do mês da mulher realizados pela Secretaria da Mulher do GDF.
     
As aulas, com início previsto para 2 de abril, terão duração de 17 semanas. Ao final do curso, as alunas receberão o certificado de conclusão. Para participar é necessário ser maior de 18 anos de idade e ter escolaridade entre a 1ª e 4ª séries.
     
Informações no site www.sudeco.gov.br ou pelos telefones (61) 3414-0168/ 3414 – 0160.